- PUBLICIDADE GOOGLE-

Secretaria da Saúde amplia ações para atender demanda por leitos pediátricos


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News 

Continua após o anúncio

O aumento na procura por atendimento pediátrico tem mobilizado as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta segunda-feira, 16, uma reunião determinou diversas frentes de trabalho buscando, principalmente, ampliação da oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: ações preventivas para as doenças respiratórias sazonais – responsáveis pela maioria dos atendimentos – e o mapeamento e aquisição de leitos. 

Em paralelo à ação de mapeamento que busca ampliar a rede, o Estado vem garantindo o atendimento a todos os catarinenses, seja por meio de compra de leitos na rede privada, seja por transferência para outras unidades de federação quando identificada a necessidade e viabilidade.

Continua após o anuncio

“Não estamos medindo esforços para qualificar ainda mais os atendimentos pediátricos. Nós, como Secretaria de Estado da Saúde, estamos debruçados sobre o tema. Hospitais já foram mapeados na busca de ampliar esses leitos à disposição”, explica o secretário Aldo Neto.

Além da ampliação de leitos de UTI pediátricos e neonatais, o aumento também deverá ocorrer nos leitos de retaguarda. Aliado a isso, as ações de prevenção buscam conscientizar sobre a importância da vacinação infantil contra a gripe (influenza). As crianças de 6 meses a 9 anos têm direito à dose no Sistema Público. No entanto, na campanha de vacinação deste ano, apenas 20,3% desse grupo foi imunizado até o momento em Santa Catarina.

Continua após o anúncio

“A vacinação é fundamental, precisamos urgentemente que os pais levem suas crianças para serem imunizadas. Além disso é importante que os familiares estejam atentos as condições clínicas e as acompanhem até as unidades básicas de saúde. Se a criança for rapidamente diagnosticada e medicada, nós evitamos um agravamento do quadro e que ela venha a necessitar de uma UTI”, complementa o secretário.

Ampliações já em desenvolvimento

Nesta segunda-feira, 16, o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, reativou nove leitos de internação. Nos próximos dias serão mais quatro unidades. O espaço estava dedicado ao acolhimento de pacientes com Covid-19. Com a reativação, a unidade abre espaço para receber crianças que chegam na Emergência com necessidade de internação. Nos últimos 30 dias, o HIJG já havia aberto outros oito leitos no intuito de minimizar a lotação das unidades de internação. .

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: [email protected]
Site: portalses.saude.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais