Propriedades participantes do Produtor de Água do Rio Camboriú são vistoriadas pela equipe


Participantes do Produtor de Água do Rio Camboriú desde 2014, quatro propriedades foram vistoriadas pela equipe na última semana. A visita em cada propriedade ocorre a cada seis meses, para verificar se os proprietários estão cumprindo os requisitos que contribuem com a conservação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, e assim, estarem aptos a receberem o auxílio pago pela Emasa pelos serviços ambientais prestados.

Na localidade do Braço, visitaram duas propriedades: do Sr. Argeu Bernardes, que, dos 7.7191 hectares totais, inseriu 1.85 hectares de área de conservação no projeto. Também foi vistoriada a área de 1.1495 hectares de conservação, dos 12.4032 hectares da propriedade do Sr. José Duarte Cesário Pereira. Já na localidade da Encantada, a equipe esteve na propriedade do Sr. Janir de Oliveira Souza, que, de 222.6372 hectares, inseriu no projeto 138.9571 hectares, sendo 97.4417 de conservação e 41.5154 de restauração. E a quarta propriedade vistoriada pertence à Sra. Ana de Oliveira e fica no Louro. Dos 81.6812 hectares de propriedade, inseriu no projeto 63.2339 hectares de conservação.

As vistorias foram realizadas com auxílio de drone da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam). Em três delas, também foi feita coleta da água para análise da qualidade. “Todas as quatro propriedades estavam cumprindo as condicionantes que auxiliam na preservação do nosso rio e estão aptas a receberem o auxílio pelos serviços ambientais prestados”, menciona a coordenadora do projeto, engenheira Ambiental Rafaela Comparim Santos.

Sobre o Produtor de Água

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Atualmente, conta com 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.148 hectares de área conservada e 71ha em processo de restauração.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Divulgação EMASA

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook