Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno recebe os primeiros litros de leite humano pasteurizados


Com objetivo de promover, estimular e apoiar o aleitamento materno, o Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno (NAAM) se responsabiliza pela coleta e conservação do leite humano doado em Balneário Camboriú. Nesta segunda-feira (16), o Núcleo completa um mês do início das coletas, com o total de oito doadoras cadastradas, e recebe os primeiros litros de leite pasteurizados.

Nesta quinta-feira (19), no Dia Mundial de Doação de Leite Humano, às 14h, o leite arrecadado através do Núcleo será usado para alimentar os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso. “É uma enorme conquista para o município, pois antes a alimentação desses bebês era feita com fórmula infantil, mas nada substitui o leite humano, muito importante para a formação do recém-nascido”, explica a secretária de Saúde, Leila Crocomo.

Cada recipiente de 500 ml arrecadado pode alimentar 10 bebês em um dia. As mulheres lactantes interessadas em doar seu leite devem ir no Núcleo de Atenção à Mulher, localizado na Rua México, s/n – Bairro das Nações, para fazer o cadastro. As profissionais da unidade vão orientar a doadora na coleta do leite, que é feita em casa. O NAM também está aceitando doação de vidros de conserva, utilizados para armazenar o leite.

O leite coletado é enviado ao Banco de Leite do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para pasteurização e após é disponibilizado aos bebês prematuros do Hospital Ruth Cardoso. Para mais informações, ligue (47) 3261-6218.

Programação Semana Nacional de Doação de Leite Humano:

– 10 a 17/05: Profissionais de saúde da Atenção Primária recebem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma palestra com o tema “Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor”. Além disso, será apresentado e divulgado o NAAM – posto de coleta de leite humano;

– 19/05: Neste dia, em ato simbólico, o 1º recém-nascido da UTI Neonatal do HMRC receberá o leite materno coletado pelo NAAM;

– 20/05: Workshop com o tema “Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor” no Hospital Municipal Ruth Cardoso. Além disso, será apresentado e divulgado o NAAM – posto de coleta de leite humano;

– 16 a 20/05: Campanha de Doação de Potes de Vidro, para acondicionar o leite humano nos postos de recebimentos nas UBS dos bairros.

___________________

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Lanume Weiss
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

            www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Comente com o Facebook