ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CAPITAL CONSTROEM MINHOCÁRIOS NA SALA DE AULA


Com o tema “Somos natureza” escolhido para conduzir os projetos pedagógicos do ano de 2022, os profissionais da Escola Básica Municipal Costa da Lagoa planejaram atividades que envolvam a sustentabilidade e o meio ambiente.
As atividades foram divididas por trimestres de acordo com as  estações do ano, tendo como inspiração os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar.
A turma do 2º ano ficou com a temática “águas e o solo” e se destacou com a iniciativa de criar minhocários na unidade educativa para que os estudantes possam observar o processo de decomposição de matéria orgânica realizado pelas minhocas.
 
Durante as discussões ocorridas na sala da “Turma da cachoeira”  – como são conhecidos – foram levantadas questões sobre os tipos de solos existentes e quais são os seres vivos e as substâncias que o compõem. 
Iniciou-se então uma pesquisa sobre a vida desses animais e a importância que possuem para o meio ambiente.
A professora regente, Carolina Kuhnen, foi a responsável pela temática. Ela contou que aprendeu o processo de construção de um minhocário em uma oficina de vermicompostagem ministrada pelo Departamento de Educação Ambiental da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis).
CONSTRUÇÃO DOS MINHOCÁRIOS
O minhocário coletivo foi feito com baldes e os individuais com garrafas PET. As etapas são simples. Primeiro, foram feitos furos nos recipientes para a entrada de oxigênio. Depois, a montagem das camadas na seguinte ordem: terra, serragem, terra com minhocas, cascas de frutas e serragem novamente.
A atividade contou com a colaboração do Fernando Pereira, integrante da ONG Costa da Lagoa – parceira em projetos referentes à educação ambiental na comunidade – para conseguir uma parte das minhocas.
A outra parte foi coletada pelas crianças de 3 a 6 anos do Núcleo de Educação Infantil Municipal vinculado à EBM que participaram da “caça às minhocas”, atividade organizada pela professora Andressa Proença.
Com o adubo produzido pelo minhocário, as professoras farão o plantio de novas sementes na horta da unidade que será reativada em breve. Os individuais poderão ser levados embora para que as crianças pratiquem o mesmo em suas casas.

galeria de imagens


Comente com o Facebook