- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sete toneladas de resíduos são recolhidos durante mutirão em cemitérios de Joinville


A Prefeitura de Joinville, por meio das secretarias da Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, realizou durante toda esta semana, uma ação de vistoria e fiscalização em 14 cemitérios da cidade. O trabalho teve apoio do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville. Ao todo, cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas nessa ação de combate à proliferação do mosquito da dengue.

Continua após o anúncio

Cerca de sete toneladas de materiais que podem acumular água foram recolhidos, o suficiente para encher seis caminhões, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental de Joinville, Anderson da Silva.

O trabalho ocorreu nos cemitérios Cubatão, Pirabeiraba, Rio da Prata, São José, Municipal, Cristo Rei, Nossa Senhora de Fátima, Canela, Rio Bonito, Santa Catarina, São Sebastião, Estrada da Ilha, Cometa e Dona Francisca.

Continua após o anuncio

Apenas no Cemitério Municipal de Joinville, o maior da cidade, foram removidos 160 sacos de lixo com capacidade de 100 litros cada um apenas neste local.

Mesmo com a vistoria, a Prefeitura de Joinville orienta as pessoas que forem fazer visitas nos cemitérios para que tenham cuidado com materiais que possam acumular água. Exemplos são as embalagens plásticas de flores, os pratinhos de vasos e objetos usados para acender velas.

Continua após o anúncio

Os cemitérios são espaços que passam por vistoria dos agentes de combate a endemias frequentemente. Assim como demais pontos considerados estratégicos como borracharias e ferros velhos.

Monitoramento é realizado o ano todo

Outra frente de trabalho são as visitas nas residências, especialmente nos bairros com maior quantidade de focos do mosquito para orientar os moradores sobre como eliminar possíveis criadouros.

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Vigilância Ambiental de Joinville em março deste ano, 45% dos focos do mosquito ficam localizados em residências. Desta quantia, a maioria estava em recipientes como pratinhos de plantas, potes de água e copos descartáveis. Outros focos foram encontrados em objetos considerados sucatas, como entulhos que são depositados no fundo de terreno, caixas d’ água desativadas, lonas ou plásticos usados para cobrir materiais. Também foram identificados pontos de atenção em piscinas e bocas de lobo.

A Secretaria de Saúde realiza a instalação e acompanhamento de armadilhas além de monitoramento das Estações Disseminadoras, armadilhas implantadas em parceria com a Fiocruz Amazônia.

A população pode acompanhar no site joinville.sc.gov.br/dengue, os dados sobre a doença na cidade.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais