- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura orienta sobre o descarte correto dos resíduos


O descarte incorreto de lixo é um problema que diariamente tem gerado reclamações e demandas para a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Chapecó. Mesmo com uma empresa terceirizada que recolhe mensalmente 4,2 mil toneladas de resíduo orgânico e 750 toneladas de material reciclável, com ações como o Bota Fora, aquisição de novos contêineres, disponibilidade de três Ecopontos, entre outras ações, ainda tem muita gente que faz o descarte irregular.

Continua após o anúncio

“Nós temos muitas situações de descarte ao lado em vez de dentro das lixeiras/contêineres, situações de descarte de material em local inadequado, como por exemplo de mecânica autopeças que são colocadas em áreas clandestinas e nos contêineres, o que não é permitido. Pedimos que as pessoas façam o descarte correto pois assim colaboram com o meio ambiente e deixam a cidade mais bonita”, afirmou a gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Graciela Heckler.

Quem não seguir às orientações está sujeito à multa que varia de R$ 400 a R$ 4 mil. Nos locais onde tem a coleta automatizada, o lixo orgânico (restos de alimentos, o lixo de banheiro), vai no contêiner verde. Já os resíduos recicláveis (papel, garrafas, potes, caixas de leite limpas) vão no contêiner verde.

Continua após o anuncio

Também existem 16 contêineres instalados que são específicos para vidro, que estão ao longo da Avenida Getúlio Vagas, na Attilio Fontana e na rua Anjo da Guarda, no bairro Efapi. Outros quatro serão instalados no Calçadão e avenida Nereu Ramos.

Os galhos são recolhidos dentro de um cronograma, que está disponível no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br). Também é possível informações pelo telefone 3319-3600.

Continua após o anúncio

Outra ação é o programa Bota Fora, que passa recolhendo móveis e eletrodomésticos nos bairros, com prévia divulgação.

Chapecó conta também com três Ecopontos, um na Prefeitura, outro na Secretaria de Infraestrutura Urbana e outro no Parque da Efapi, que recebem os seguintes materiais:

-Eletroeletrônicos – Computadores, notebooks, celulares, monitores, TVs, pilhas e baterias. Materiais inteiros.

-Eletrodomésticos, metais e ferros – Geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas (vazias).

-Móveis– Sofás, mesas, cadeiras de madeira, colchões, tábuas. Os materiais devem estar desmontados.

-Vidros –Garrafas em geral, vidros de box, utensílios quebrados (menos porcelana e para-brisa)

-Caixinhas de leite (somente limpas)

-Óleo de cozinha (dentro de garrafas pet bem lacradas)

-Lâmpadas (somente inteiras e até 10 unidades por pessoa)

-Esponjas (secas)

-Tampinhas de plástico em geral (garrafa pet, produtos de limpeza, etc.)

-Pneus

MATERIAIS NÃO RECEBIDOS NOS ECOPONTOS:

-Peças mecânicas, estopa, óleos, para-brisas de carro, etc.

-Laminado de piso

-Entulhos e materiais de construção

-Resíduo hospitalar e de saúde

Para o recolhimento destes materiais deve ser contratado um serviço particular, de empresa privada que faça este recolhimento.

As empresas que geram grande volume de resíduos também devem obedecer a um plano de destinação.

Descartes irregulares devem ser denunciados, com imagens que identifiquem o flagrante do descarte e também o autor ou a placa do veículo, para que seja possível a responsabilização.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais