- PUBLICIDADE GOOGLE-

Parque das Itoupavas será reaberto no sábado


O Parque Alcântaro Corrêa, mais conhecido como Parque das Itoupavas, será reaberto ao público neste sábado, dia 14. O espaço de lazer dos moradores da Região Norte de Blumenau passou pela primeira cheia na última semana. Com a subida das águas do Ribeirão Itoupava, que tem parte do seu percurso adjacente ao local, toda a área ficou imersa. 

Continua após o anúncio

“O Parque das Itoupavas é um exemplo de como um projeto bem executado faz a diferença. Tivemos o alagamento da área do parque e com isso reduzimos o impacto que das águas nas localidades próximas, como a Rua 1º de Janeiro, por exemplo, “aponta o prefeito Mário Hildebrandt.
   
O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, destaca o empenho das equipes na limpeza e organização do parque. “Sabemos da importância deste espaço para os moradores da região e, por isso, não medimos esforços para deixar o parque em condições totais de receber o público, que utiliza o local para caminhadas, lazer e esporte”, completa.

Para deixar o local disponível à comunidade novamente, foi necessário esperar a água baixar e, somente após isso, as equipes de manutenção do Parque Vila Germânica e da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) iniciaram o processo de limpeza. A primeira etapa consistiu na retirada de aproximadamente 100 mil litros de água do rio com caminhões-pipa e, posteriormente, a limpeza total do parque, não gerando desperdício de água tratada da rede.
   
“O cenário encontrado após a inundação não provocou prejuízos ao município, demandando na maior parte do tempo o serviço de limpeza do espaço, que a secretaria vem executando com a mobilização de equipe e mais dois caminhões-pipa”, ressalta o secretário de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), Ricardo da Silva.

Continua após o anuncio

Após a limpeza, a equipe de manutenção elétrica foi acionada para checar toda a fiação e conexões. Para isso, mais uma vez foi necessário aguardar toda a fiação estar seca, e assim, garantir a segurança dos profissionais. Os testes foram feitos e não foi detectado nenhum dano na estrutura elétrica do parque.

O mobiliário, como esperado, não sofreu qualquer dano, estando apto a uso novamente. “Mesmo com o alagamento, a areia do parquinho e das quadras não precisaram ser trocadas, sendo necessário somente o uso de rastelo para revirar a areia que estava encharcada”, completa Maicon Santos, coordenador de manutenção.

Continua após o anúncio

Parque das Itoupavas cumpre o seu papel

Desde a concepção do espaço, os alagamentos foram levados em consideração. Além de ser utilizado como área de lazer, o parque foi idealizado para servir como uma grande bacia de retenção das águas vindas do Ribeirão Itoupava em épocas de chuva. Até mesmo o mobiliário urbano e outras estruturas existentes foram planejados e projetados para suportar os alagamentos que a região está suscetível. Desta forma, neste primeiro desafio, a estrutura cumpriu um dos seus papéis. O Parque das Itoupavas fica aberto todos os dias das 5h às 22h.

postada em 13/05/2022 11:15 – 28 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais