- PUBLICIDADE GOOGLE-

Conservatório de Música recebe Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural


O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues conquistou o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural, na categoria Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura. A premiação foi entregue nesta sexta-feira (13) e o case itajaiense foi compartilhado durante a décima edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em Ibirama (SC).

Continua após o anúncio

O Conservatório de Itajaí completa, no dia 21 de junho deste ano, 15 anos de ensino profissional em música. Ele foi instituído (Lei Municipal nº 4.829 de 20/06/2007) para capacitar e formar profissionais na área da música. Trata-se de uma escola pública de formação profissional que oferta de forma gratuita, por meio de bolsas de estudos, cursos com duração de três anos em várias opções de instrumentos.

Durante a socialização do projeto premiado, o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Weber, ressaltou a importância do Conservatório de Itajaí para Santa Catarina: “O nosso Conservatório é fruto do Festival de Música, resultado de um movimento efervescente da música na nossa cidade, que hoje tem uma capilaridade enorme, já atendeu alunos de 24 diferentes municípios”, afirmou.  

Continua após o anuncio

O diretor do Conservatório de Música, Eliezer Patissi, falou sobre o projeto e deu seu relato enquanto músico e egresso da escola: “O Conservatório é um projeto que se confunde com a minha própria história, assim como a de outros músicos e musicistas, professores e equipe que por lá passaram ou ainda estão conosco. Este prêmio reconhece um trabalho coletivo de excelência, que já formou 800 alunos no curso regular e mais de 3 mil pessoas participaram de atividades de extensão para a comunidade”, pontuou.

Colegiado de Cultura da Amfri é premiado

Continua após o anúncio

O Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), o qual Itajaí integra, venceu o prêmio na categoria Associações: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a integração dos municípios filiados à associação em torno de uma ação de promoção da cultura. 

A entidade desenvolveu, por meio da estrutura do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMFRI), o “Programa de Gestão Associada de Serviços Públicos na Área da Cultura na Região da AMFRI”, que busca promover ações relacionadas ao fomento e desenvolvimento da cultura, com atividades de orientação aos gestores, medidas de integração e otimização das potencialidades na região, integração e cooperação entre órgãos e entidades do setor. Iniciado em 2020, o programa tem ações previstas pelo menos até dezembro de 2023.

10º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

O 10º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura reuniu mais de 200 participantes, em Ibirama. A iniciativa oportunizou o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre a Secretaria Especial de Cultura, o Governo do Estado e as prefeituras para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.

O encontro é da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC). A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Ibirama e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais