20ª Semana Nacional de Museus conta com programação completa na próxima semana


A 20ª Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) conta com programação completa com exposições, show, oficinas, mesa debate e palestra em Itajaí. As atividades gratuitas ocorrem a partir de segunda-feira (16) e seguem até sábado (21). A programação acontecerá no Museu Histórico de Itajaí e no Museu Etno-Arqueológico.

O Museu Histórico de Itajaí terá ações sobre o acervo da instituição e suas representações. As atividades incluem mesa debate e oficinas. Já o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí receberá apresentações sobre os planos museológicos e palestra sobre instrumentos de empoderamento dos museus.

As atividades começam com uma atividade integrada entre os dois museus: as apresentações dos dados dos planos museológicos dos museus, que estão em fase de finalização. Todas as atividades serão voltadas para o Poder dos Museus, que é o tema proposto pelo IBRAM nesta edição.

Semana Nacional dos Museus

Todos os anos, o Instituto Brasileiro de Museus propõe aos museus do país a realização de ações em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que é celebrado em 18 de maio. Para o IBRAM, o objetivo do tema deste ano é reconhecer o poder dos museus, que está presente em suas ações de pesquisa, conservação, educação, ação cultural e o comprimento de suas ações sociais. Os museus são construtores de futuro e, por isso, são poderosos.

Acompanhe a programação completa:

16/05 – 14h às 17h30: Apresentação dos dados com consulta pública dos Planos Museológicos do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí (MUSEARQUI) e Museu Histórico de Itajaí (MHI)

Local: Museu Histórico de Itajaí

17/05 – 19h às 21h: Exposição O Poder dos Museus – 40 anos do Museu Histórico de Itajaí

Local: Museu Histórico de Itajaí

17/05 – 19h30 às 22h: Mesa debate sobre o tema O Poder dos Museus – 40 anos do Museu Histórico de Itajaí

Local: Museu Histórico de Itajaí

18/05 – 16h às 18h: Palestra “Instrumentos de empoderamento dos museus: Plano Museológico, Santiago e Caracas”. Três linhas de diálogo: 1ª Carta de Santiago do Chile, 1972; 2ª Declaração de Caracas, 1992; e 3ª Plano Museológico

Local: Câmara de Vereadores de Itajaí

18/05 – 20h às 21h30: Show musical – Projeto Música no Museu

Local: Museu Histórico de Itajaí

21/05 – 8h às 13h: Oficina com o tema “Museu como ferramenta pedagógica”

Local: Museu Histórico de Itajaí

21/05 – 8h às 13h: Oficina de conservação preventiva de objetos históricos

Local: Museu Histórico de Itajaí

Toda a programação será no Museu Histórico de Itajaí. Já a palestra do dia 18 de maio sobre Instrumentos de empoderamento dos museus: Plano Museológico, Santiago e Caracas, será da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Comente com o Facebook