- PUBLICIDADE GOOGLE-

Programação voltada à conscientização e orientação sobre Saúde Mental começa dia 16


No dia 16/5, inicia a programação da Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental. A abertura do evento, realizado pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville inicia às 18h30, no Auditório Unisociesc do Campus Anita Garibaldi (rua Gothard Kaesemodel, 833), com o credenciamento e apresentação do musicalMente.

Continua após o anúncio

Às 19h, ocorre o cerimonial de abertura, seguido da mesa redonda “Memórias da Loucura” e de apresentação cultural da oficina de teatro do Serviços Organizados de Inclusão Social (Sois). A inscrição para o evento é gratuita e deve ser feita pelo link.

“São poucos municípios do Brasil que dedicam uma semana a esse tema, que chamamos também de movimento de Luta Antimanicomial. Queremos que as pessoas que sofrem de transtorno mental tenham o direito de serem tratadas em liberdade, e não naquele modelo anterior em que as pessoas eram levadas para manicômios, em hospitais psiquiátricos, e lá esquecidas”, explica o coordenador do Sois, Rogério Amâncio.

Continua após o anuncio

Durante o dia 17/5, ocorrem ações de psicoeducação em escolas da Rede Municipal de Ensino. E no dia 18/5 é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A concentração é às 8h30, na Praça da Bandeira. Às 9h está programada uma caminhada da Praça da Bandeira até a Associação Catarinense de Ensino (ACE).

Na ACE (rua São José, 490), a programação do dia 18/5 prossegue às 10h com o Curta Loucura (exposições e atividades relacionadas à saúde mental), e, no mesmo horário, a Roda de Conversa: Desafios da Saúde Mental na Educação. A programação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial termina às 15h, com a Festa da Amizade, na Casa do Capitão (rua Saguaçu, 212). O evento é voltado a usuários e profissionais dos serviços de saúde mental em Joinville.

Continua após o anúncio

A Univille – Campus Bom Retiro (rua Paulo Malschitzki, 10) será palco de ações voltadas à prática de atividades físicas, durante todo o dia 19/5.

O último dia da programação da Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental é 20/5. Durante todo o dia, na Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC), unidade da rua Princesa Isabel, 438, ocorrem ações de cuidado voltadas aos trabalhadores dos serviços de saúde mental do município.

“A Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental é importante para mostrar à população que as pessoas que sofrem de transtorno mental não representam um perigo pra ninguém, são cidadãos como qualquer outro, que pertencem à sociedade onde devem viver livremente”, pontua Rogério Amâncio.

A Semana Municipal de Conscientização e Orientação tem o apoio da Unisociesc, ACE, Univille, IELUSC, Faculdade Censupeg, Dunamis Escola de Dança, Repart – Associação de Recuperação para o Trabalho, Casa do Capitão e Hotel Mattes.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais