- PUBLICIDADE GOOGLE-

Professora de Educação Infantil de Joinville vence segunda edição do Prêmio Mulher


A professora Jacqueline Koch, da Rede Municipal de Joinville, venceu a segunda edição do Prêmio Mulher, promovido pela ArcelorMittal Vega. A premiação ocorreu na noite desta quinta-feira (5/5), no Espírito Santo. Jacqueline foi premiada na categoria Terceiro Setor pelo trabalho realizado durante o ensino remoto com os alunos do Centro de Educação Infantil Adolfo Artmann.

Continua após o anúncio

Ela concorreu com outros projetos desenvolvidos em Santa Catarina e, segundo a organização do projeto, a escolha levou em consideração critérios como qualidade, criatividade, sustentabilidade e impacto na sociedade.

A pedagoga, que tem a música como grande instrumento para desenvolver atividades educativas com crianças de três a cinco anos, criou o projeto “Um Brinquedo Chamado Música” para executar de forma presencial em 2020. Com a chegada da pandemia da Covid-19 e as mudanças causadas pelas regras sanitárias, a grande preocupação da educadora passou a ser minimizar o impacto do distanciamento social entre crianças tão pequenas.

Continua após o anuncio

Havia também a compreensão de que elas precisavam de estímulos diferentes para manter a conexão com os professores e garantir a atenção mesmo quando o contato passou a ser exclusivamente por meio de telas. Por isso, Jacqueline dedicou-se a aprender sobre edição e efeitos visuais, para tornar os vídeos mais interessantes e interativos. Além disso, o trabalho de envolver as famílias das crianças nas vivências foi potencializado neste período.

“O envolvimento e a valorização das famílias foi fundamental. Trabalhei o resgate de brincadeiras e lembranças da infância dos adultos, e os irmãos também se envolveram participando de jogos musicais e em construções de brinquedos sonoros. Assim, apesar do distanciamento social da pandemia, as crianças tiveram a oportunidade de interagir e fortalecer os laços com os familiares”, afirma a professora.

Continua após o anúncio

Para o secretário de Educação, Diego Calegari, a premiação simboliza a dedicação e o potencial dos educadores da Rede Municipal de Joinville, que têm realizado, por meio de projetos e de atividades diárias, trabalhos que estimulam o aprendizado dos alunos.

“Prêmios como este são importantes para comprovar o que nós, enquanto gestores, já vemos no dia a dia: que temos grandes talentos em nossas escolas e CEIs. Projetos como o da professora Jacqueline são combustível para continuarmos pensando uma educação mais humanizada e inovadora”, afirma.

O projeto “Um Brinquedo Chamado Música” também foi premiado nacionalmente no 22º Prêmio Arte na Escola Cidadã e no Prêmio Boas Práticas de Professores durante a Pandemia pelo mesmo projeto. Ele continua sendo executado e, atualmente, foi ampliado para mais um CEI da Rede Municipal de Joinville. Com isso, está atendendo 382 crianças.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais