Itajaí realiza formação para debater envelhecimento e políticas públicas para a população idosa


O Município de Itajaí, por meio do Conselho Municipal do Idoso, realizou uma formação para aprofundar as reflexões sobre a temática do envelhecimento e os desafios que envolvem a proteção e os direitos da pessoa idosa, além da implantação de políticas públicas para a área. O evento ocorreu nesta sexta-feira (06), no auditório da Secretaria de Educação. Mais de 250 trabalhadores das Secretarias Municipais da Assistência Social, de Saúde e de Promoção da Cidadania participaram da formação.

O objetivo do evento era proporcionar um debate sobre o envelhecimento e os desafios futuros para os municípios e profissionais, considerando o aumento da expectativa de vida da população. Conforme o Conselho Municipal do Idoso, neste cenário o Estado deve ser protagonista no planejamento e na implementação de políticas públicas que atendam às demandas da população idosa.

Para abordar a temática, foram ministradas palestras com a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itajaí, Daniele C. Maurício Sobreira, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itajaí, Miriam Teresa da Silva Marcelino, e a professora da Univali, Mayara Ana da Cunha Kersten.

A intenção era explorar e orientar os trabalhadores do setor público para que consigam perpetuar um conjunto multissetorial de ações que atendam às necessidades das características de sua população idosa. A formação também é imprescindível para assegurar os direitos e garantias da população idosa no futuro. 

Comente com o Facebook