- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau recebe Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para capacitação voltada ao diagnóstico e tratamento de pacientes com dengue


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), viabilizou uma capacitação promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para reforçar as orientações sobre manejo clínico em pacientes com dengue no município. A formação aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 5, na Escola Técnica do SUS, em Blumenau.

Continua após o anúncio

Participaram da formação médicos e enfermeiros que atendem nas unidades de saúde do município. Além de profissionais de municípios que compõem a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE). Durante o encontro, foram discutidos critérios clínicos que podem ser adotados para diagnóstico da doença e formas de tratamento para aprimorar o processo de trabalho das equipes, a fim de melhorar os serviços prestados à comunidade.

Para o secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, a formação chega em um momento muito importante para o combate à dengue. “Blumenau tem se dedicado em combater o mosquito Aedes aegypti em todas as frentes de trabalho. São mutirões, ações educativas, contratações para ampliação de equipes. Agora intensificamos também a capacitação das equipes da atenção básica responsáveis pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes”, ressalta o secretário.

Continua após o anuncio

Capacitações permanentes
A Escola Técnica do SUS promove a formação continuada dos trabalhadores que atuam unidades ESFs e AGFs. As formações on-line acontecem sempre na primeira e na terceira semana do mês. As 116 equipes que atendem em 58 locais foram divididas em três turmas que passam pelas formações em dias específicos – nas quartas, quintas e sextas-feiras. 

Excepcionalmente nestes dias, as capacitações acontecem das 13h às 14h40 e na sequência cada unidade faz uma reunião para organização interna. Além do formato on-line, esporadicamente, trabalhadores das unidades que exercem atividades especificas também participarão de capacitações presenciais. As formações presenciais acontecem sempre na Escola Técnica do SUS, referência na região.

Continua após o anúncio

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 05/05/2022 17:02 – 14 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais