- PUBLICIDADE GOOGLE-

Uma educação voltada para o futuro dos alunos da Rede Municipal de Ensino


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Preparar as crianças criciumenses para os desafios do mercado de trabalho do futuro, este é um dos objetivos da Rede Municipal de Ensino de Criciúma. No início de abril, Criciúma foi reconhecida na premiação Prefeito Empreendedor, do Sebrae, ficando em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo na Escola. “O projeto vencedor foi o ‘Educando para o Futuro’, que despertou os olhos da população para outras iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Educação”, destaca o prefeito Clésio Salvaro.

Dentre as ações inscritas para disputar a premiação estão as aulas de robótica. A ideia surgiu em 2019. Na época, os alunos iam até as instituições parceiras para terem o primeiro contato com a eletrônica. Aos poucos, as escolas adaptaram uma de suas salas para receber o curso, os equipamentos e professores. E em novembro do último ano, foi assinada uma ordem de serviço, no valor de R$ 6.093.585,70, para a construção de 30 salas makers, locais onde as aulas serão ministradas. As salas têm 81m² e são equipadas com computadores, TVs, projetores, caixas de som, kits arduinos e impressoras 3D.

Continua após o anuncio

Em 2021 as aulas atingiram 1,5 mil estudantes, finalizando o ano com a primeira Feira de Robótica, na praça Nereu Ramos. Na ocasião, os alunos desenvolveram, dentre outros projetos, uma correia transportadora, jogos de tabuada e de memória e um braço robótico. Neste ano, a expectativa é que as aulas alcancem 2,5 mil alunos.

Na última quarta-feira (27), o município assinou um convênio para dar continuidade às aulas, no valor de R$ 2.193.142,19. A iniciativa é uma parceria com a Satc, o Sesi/Senai e a Associação Beneficente Abadeus. As instituições são responsáveis por ceder os profissionais para lecionar nas unidades municipais. Cada turma tem uma aula de robótica por semana, com duração de três horas, no contraturno escolar.

Continua após o anúncio

Outras ações que fazem parte do projeto inscrito para concorrer à categoria foram o GPScola e Empreendedorismo na Escola. O aplicativo GPScola combina tecnologia e segurança, permitindo que pais monitorem o trajeto dos filhos da Rede Municipal de Ensino. Já o Empreendedorismo nas Escolas promoveu acesso a oficinas, cursos e jogos digitais para incentivar uma cultura criativa e empreendedora dentro das salas de aula.

Hino Nacional e Uniformes

Mas o investimento na educação e no futuro dos alunos vai ainda mais longe, com projetos em diversas áreas sendo aplicados nas escolas, e que, somados aos projetos de inovação, preparam os meninos e meninas para a vida. “Preparamos nossos alunos não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida, ensinando valores de cidadania essenciais para a convivência em sociedade”, explica o secretário de Educação, Miri Dagostim. Desde o ano passado, foi estabelecida a execução do hino nacional nas escolas municipais em todas as segundas-feiras. Por meio de uma parceria com o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), a banda do exército visita uma unidade de ensino por semana para tocar o hino e hastear a bandeira.

Neste ano, para garantir segurança e identificação, os alunos da Rede Municipal de Ensino estão recebendo duas camisetas, uma bermuda, uma calça, uma jaqueta de moletom, um par de tênis, dois pares de meia e uma mochila. Ao todo serão distribuídas, em toda a rede, 113 mil peças de vestuário. “O propósito destas ações é desenvolver um sentimento de respeito pelo país e, no caso dos uniformes, promover igualdade entre nossos estudantes”, conclui Miri.

Outros clubes e programas da rede municipal

O “Clube de Robótica” é um dos projetos da rede municipal que somados aos clubes de Matemática, do Jovem Empreendedor, do Grêmio Estudantil e de Astronomia compõem os Clubes Juvenis. Cada clube tem sua singularidade, promovem momentos de estudos que vão para além do currículo comum e oportunizam o desenvolvimento de talentos em diversas áreas do conhecimento. Há, ainda, o incentivo à participação em Olimpíadas e eventos científicos. Estudar matemática pura também é possível na rede municipal, por meio do projeto “OBMEP na escola”, destinado aos estudantes medalhistas de edições anteriores dessa olimpíada.

No contraturno, os estudantes também têm a oportunidade de participar de oficinas esportivas, com o “Programa de Jornada Ampliada Escolar”, e culturais, com o “Arte nas Escolas”, que é realizado em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma (FCC). No projeto “Plataforma de Língua Inglesa em Ambiente Online” o estudante aprende a Língua Inglesa usando uma plataforma digital interativa e gamificada e, para estrangeiros que precisam aprender a Língua Portuguesa, há o projeto ‘Novos Caminhos’.

No “Acompanhamento Pedagógico de Matemática e Língua Portuguesa”, os estudantes têm uma nova oportunidade de recuperação contínua da aprendizagem, por meio de ações de intervenções pedagógicas voltadas para o enfrentamento das dificuldades específicas encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Duas outras ações que envolvem o aprendizado significativo, vinculadas à história da colonização do município de Criciúma são a “Visita à Mina de Visitação Octávio Fontana” e “Matemática na Atafona”.

Pegem e Modelo em Gestão

Grande parte das iniciativas realizadas na Secretaria de Educação e em outros setores da Prefeitura têm origem no Planejamento Estratégico de Gestão Municipal (Pegem). “O plano tem o propósito de aumentar o desempenho da gestão pública e implantar políticas de desenvolvimento na cidade”, esclarece o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

Além disso, em março, Criciúma obteve a pontuação máxima no Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União, (MEG-Tr). A plataforma do Governo Federal avalia sete fundamentos – como governança, sustentabilidade, geração de valor público, etc –, que podem influenciar os repasses da União para os Municípios.  “Responsabilidade fiscal é um pilar da administração pública e o planejamento desenvolvido vai além de uma gestão, é um plano para a cidade”, afirma o prefeito.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais