- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Blumenau aciona Grupo de Ações Coordenadas (GRAC)


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, acionou nesta quarta-feira, 04, uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Composto por representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Samu, rádio-operadores e secretarias municipais como Desenvolvimento Social, Saúde, Trânsito e Transportes, Conservação e Manutenção Urbana, entre outros, o grupo discutiu a atualização dos dados das chuvas e do nível do Rio Itajaí-Açu, além das ações estratégicas de resposta à crise, como o registro de ocorrências, a ativação de abrigos e os serviços afetados pelas chuvas.

Continua após o anúncio

A Secretaria de Defesa Civil segue acompanhando as demandas. Registros de ocorrências e pedidos de apoio devem ser feitos pelo telefone 199. O município reforça ainda que possui lonas para atender a comunidade caso haja necessidade de proteger locais afetados.

Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Continua após o anuncio

Nível do rio e previsão

De acordo com o AlertaBlu o nível do rio às 12h atingiu a marca de 7,59m, sendo um acréscimo de 13cm, com relação à última hora. A previsão é de que ainda chova nas próximas horas, entretanto, no final do dia de hoje, o sistema de baixa pressão se desloca ao oceano, alterando a condição climática para a quinta-feira, quando aberturas de sol devem ocorrer. 

Continua após o anúncio

Previsão de chuvas

A diretoria de Meteorologia em conjunto com o Ceops mantém a previsão de que o nível do rio deve atingir a cota de 8,50m por volta das 14h da tarde desta quarta-feira, 4. Lembrando que toda água que neste momento ocupa as calhas do Rio no Alto Vale tendem a chegar aqui em nossa região, entre 8h e 12h. 

Ocorrências registradas

Desde da última terça-feira, dia 3, até às 11h desta quarta-feira, dia 4, a Defesa Civil de Blumenau já havia registrado 23 ocorrências por conta das chuvas, com 14 deslizamentos de pequeno porte. As equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e os agentes da Secretaria de Defesa Civil seguem acompanhando as ocorrências.

Abrigos ativados

Ainda não há registro de demandas por abrigos na cidade, mas o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na Rua Cidade do Salvador, 89, na Itoupava Norte, já está pronto para receber a população em caso de necessidade. Lembrando que no município há 60 abrigos disponíveis para ativação, sendo 30 destinados a atingidos por deslizamento e outros 30 para atingidos por inundação. 

Turbidez da água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Samae, já registra  elevação nos níveis de turbidez da água captada para tratamento em Blumenau. Nesta quarta-feira, 4, os reservatórios encontram-se com a capacidade completa e trabalhando com a captação em 100%, mas a expectativa, devido à turbidez, é de que até a noite a capacidade de tratamento reduza em 30%, especialmente na ETA II, no bairro do Salto, que atende quase 70% da população. As máquinas do Samae seguem trabalhando na limpeza da bomba de captação para retirar entulhos vindo com as águas do Rio Itajaí-Açu. 

Serviços afetados

Até o momento, Blumenau não registra impactos nos serviços públicos. O transporte coletivo segue funcionando, bem como as estruturas de saúde e educação.
A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) segue trabalhando no apoio para retirada de barreiras.

postada em 04/05/2022 12:08 – 22 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais