Defesa Civil faz nova projeção de medição do nível do Rio Itajaí-Açu


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, divulgou no final da tarde desta quarta-feira, 4, uma nova projeção de medição do nível do Rio Itajaí-Açu na cidade. De acordo com dados da diretoria de Meteorologia, em conjunto com o Ceops, a previsão é de que o Rio Itajaí-Açu atinja a cota de 9,18m por volta das 20h da noite desta quarta-feira, 4. 

A Secretaria de Defesa Civil segue acompanhando as demandas. Registros de ocorrências e pedidos de apoio devem ser feitos pelo telefone 199. O município reforça ainda que possui lonas para atender a comunidade caso haja necessidade de proteger locais afetados.

Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

*Nível do rio e previsão*
De acordo com o AlertaBlu o nível do rio às 17h atingiu a marca de 8,54m, sendo um acréscimo de 19cm, com relação à última hora. A previsão é de que o sistema de baixa pressão se desloque ao oceano, alterando a condição climática para a quinta-feira, 5, quando aberturas de sol devem ocorrer.

*Ocorrências registradas*
Desde da última terça-feira, dia 3, até às 17h desta quarta-feira, dia 4, a Defesa Civil de Blumenau registrou 78 ocorrências por conta das chuvas, entre eles 49 deslizamentos e 11 quedas de árvores. As equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e os agentes da Secretaria de Defesa Civil seguem acompanhando as ocorrências.

*Abrigos ativados*
Ainda não há registro de demandas por abrigos na cidade, mas o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na Rua Cidade do Salvador, 89, na Itoupava Norte, já está pronto para receber a população em caso de necessidade. Lembrando que no município há 60 abrigos disponíveis para ativação, sendo 30 destinados a atingidos por deslizamento e outros 30 para atingidos por inundação.

*Turbidez da água*
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Samae, registra  elevação nos níveis de turbidez da água captada para tratamento em Blumenau. Nesta quarta-feira, 4, os reservatórios encontram-se com a capacidade completa e trabalhando com a captação em 100%.

As máquinas do Samae seguem trabalhando na limpeza da bomba de captação para retirar entulhos vindo com as águas do Rio Itajaí-Açu e a equipe segue monitorando a turbidez para avaliar a capacidade de tratamento. 

*Serviços afetados*
Até o momento, Blumenau não registra impactos nos serviços públicos. O atendimento das unidades da rede municipal de ensino, bem como das estruturas da secretaria municipal de saúde, mantém o atendimento normal nesta quinta-feira, 5.

A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) registra algumas alterações no sistema de transporte coletivo. Por conta dos pontos de  alagamento na Rua 1º de Janeiro, três linhas tiveram alterações:
– Linha 81 – Gustavo Zimmermann: segue com desvio pelo Posto Zandona (RG), no sentido Itoupava Central/Aterro;
– Linha 111 – Santa Clara: itinerário em estudo;
– Linha 802 – Salão Carolina: segue somente até a rua Wilhelm Knaesel Sênior, na altura do nº 1.045.

Além disso, as ruas Hermann Barthel, no bairro Velha, e Júlio Michel também ficam com o trânsito e o serviço de transporte coletivo interrompidos por conta de quedas de árvores. A Linha 607 – Nova Esperança tem o itinerário alterado pela rua Gustavo Luders, da empresa Coca-Cola.

A secretaria informa que está analisando as alterações conforme são verificadas as ruas sem acesso por conta dos alagamentos e que em caso de necessidade fará novos comunicados.

postada em 04/05/2022 17:35 – 42 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook