Deputado de Luxemburgo visita a Assembleia Legislativa


O deputado Sven Clement, do parlamento de Luxemburgo, visitou a Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (3). Ele foi recebido pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), além dos deputados Coronel Mocellin (Republicanos), Ada de Luca (MDB), Jair Miotto (União) e a suplente de deputada Dirce Heiderscheidt (MDB).

Acompanhado da cônsul honorária de Luxemburgo em Santa Catarina, Karin Francesca Schwinden, Clement destacou a importância de Santa Catarina para Luxemburgo. Estima-se que o estado, principalmente na região da Grande Florianópolis, concentra o maior número de descendentes do país no Brasil. Números extraoficiais estimam 15 mil descendentes de imigrantes de Luxemburgo no estado, maioria apta a votar nas eleições que ocorrem ano que vem no país. Em 2019 foi instalado em Palhoça o Consulado Honorário do Grão-Ducado.

O parlamentar informou que irá protocolar em seu país um convite oficial para que os deputados catarinenses visitem o país. “Santa Catarina é um estado muito importante para os descendentes de Luxemburgo. Especialmente devido aos laços históricos, aos descendentes dos imigrantes que ajudaram a criar o estado, que é um dos mais produtivos e mais eficientes do Brasil”, disse Clement.

Os deputados agradeceram a visita e destacaram a importância de se estreitar as relações com Luxemburgo. “Trocamos informações com esse país importante, que tem muitos descendentes em Santa Catarina”, comentou Sopelsa.Também participaram da reunião representantes da Associação dos Cidadãos de Luxemburgo no Brasil (Aclux), que tem sede em Florianópolis, que estão organizando a visita do parlamentar ao estado, além de integrantes do Instituto Família Royer, de Itapiranga e São João do Oeste.

Comente com o Facebook