- PUBLICIDADE GOOGLE-

Boletim Dengue em Blumenau – 3/5/2022


Blumenau registra 325 novos casos de Dengue

Continua após o anúncio

Blumenau registra nesta terça-feira, dia 3, um total de 834 casos confirmados de Dengue na cidade. O número representa 325 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 26 de abril, quando o município contabilizava 509 casos da doença – o que representa um aumento de 7,67% em uma semana.

Neste ano são 4.092 notificações. Destes, já são 783 casos autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 2.992 são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. Até o momento, a cidade totaliza 2.303 focos do mosquito Aedes aegypti.

Continua após o anuncio

Internações
Nesta terça-feira, dia 3, estão internados em hospitais da cidade 8 moradores de Blumenau com suspeita de Dengue. Todos em Enfermaria. Até agora, o Blumenau totaliza 1 óbito por Dengue no município.

Dengue: mutirão de limpeza chega à seis novas regiões de Blumenau
A Prefeitura de Blumenau, por meio dos integrantes da Sala de Situação divulgou a relação dos novos locais que serão beneficiados com mutirões de limpeza contra o mosquito Aedes aegypit, na cidade. A partir desta semana, mais seis novas regiões receberão as equipes da força-tarefa do município para recolher entulhos.

Continua após o anúncio

Como as ações das próximas semanas já estão estruturadas, a partir desta semana as reuniões da Sala de Situação acontecem de 15 em 15 dias ou caso haja necessidade. Desta forma, a próxima reunião entre as equipes que atuam no combate à dengue em Blumenau está marcada para a próxima segunda-feira, dia 9 de maio, às 14h, na sala de reuniões da Defesa Civil.

Nesta segunda-feira, dia 2, as equipes estiveram na região da Rua Botuverá, no bairro Itoupavazinha; na quarta e na sexta-feira, dias 4 e 6, os trabalhos acontecem na região da Rua Vereador Romário da Conceição Badia, no bairro Itoupava Norte; Já na segunda-feira da próxima semana, dia 9, o mutirão acontece na região da Rua Coripós, no bairro Escola Agrícola. 

Na quarta-feira, dia 11, é a vez dos moradores das ruas Daniel Bressanini, Nésio Antunes da Silva até Eduard Tierling receberem as equipes no bairro Nova Esperança; No fim da primeira quinzena de maio, dias 13 e 16, as equipes estarão nas proximidades da Rua Araranguá, no bairro Garcia; e no dia 18 de maio o recolhimento de entulhos chega ao Morro da Garuva, no bairro Ribeirão Fresco.

A Prefeitura orienta que os moradores destas localidades que tenham materiais e entulhos para descarte, poderão colocar os itens na frente de seus imóveis para recolhimento, seguindo o cronograma de coleta. O poder público ressalta que a colocação dos materiais não deve interromper a passagem de pedestres nos passeios públicos, assim como de veículos nas ruas do município.

Mutirão já recolheu mais de 200 toneladas
Mais de 200 toneladas de entulhos foram recolhidos pelas equipes da Prefeitura, desde o inicio do mês de abril. Além dos mutirões, a Prefeitura de Blumenau por meio de suas secretarias segue promovendo ações educativas em Escolas e Centros de Educação Infantil (CEI). Os trabalhos devem ser ampliados com a participação do Programa Agentes Mirins de Defesa Civil e ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência da Polícia Militar (Proerd).

Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Atendimento Ambulatorial
Ambulatórios Gerais da Família (AGF) fazem atendimento ambulatorial nos bairros da cidade. A AGF Velha; AGF Escola Agrícola; AGF Garcia; AGF Fortaleza; AGF Itoupava; AGF Badenfurt e AGF Centro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento à população. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura.

A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Denúncias
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

postada em 03/05/2022 14:01 – 4 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais