Universitários participam da 5ª edição do projeto Estágio Visita


Vinte e um universitários de 17 municípios catarinenses participam da 5ª edição do Projeto Estágio Visita, que teve início na noite desta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa. Promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a iniciativa oferece aos estudantes do ensino superior a oportunidade de conhecer e vivenciar durante três dias as atividades desenvolvidas pelo Parlamento estadual.

O evento foi aberto pela presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD). Ela afirmou que o projeto é um dos mais importantes desenvolvidos pela escola, por tratar da formação política e do exercício da cidadania e, principalmente, por estimular os universitários a participarem da vida política. “Quem passa pelo Estágio Visita muda a sua forma de pensar e de enxergar o Legislativo e entende a sua responsabilidade enquanto cidadão para fazer sua parte por uma sociedade melhor.”

Ela destacou ainda que o projeto aproxima a sociedade com o Legislativo. “É uma integração importante, é uma forma de trazer os jovens para o Parlamento para que eles entendam a importância do Legislativo, é um exercício da cidadania porque eles conhecem deputados que pensam de diferentes ideologias, de partidos diferentes, que defendem bandeiras diferentes, mas que são eleitos, que estão legitimadamente e exercem suas funções na Casa.”

O deputado Mauricio Eskudlark (PL), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, afirmou que o projeto desperta a atenção dos jovens para a importância da participação política. “Odiando ou amando a política, as grandes decisões passam por ela. Em um momento em que se discute muito a política no Brasil nós temos que mostrar o outro lado dela, o lado bom, o que muitas vezes não sai na grande mídia, e mostrar o dia a dia, os projetos, os estudos, a disposição de todos os parlamentares em buscar o melhor para o estado. Por isso, para nós é muito importante a vinda destes jovens para conhecerem o trabalho do Legislativo.”

Na palestra de abertura, a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Rejane Silva Sanchez , abordou o tema “A advocacia e o Poder Legislativo”. Ela enalteceu o trabalho do Parlamento catarinense em promover o evento, atraindo os jovens, formando cidadãos, a verdadeira cidadania, fazendo com que eles conheçam a importância do Legislativo para a sociedade. Ela destacou também o papel dos parlamentos na consolidação da democracia no Brasil.

As atividades do Estágio Visita prosseguem até quinta-feira (5) nas dependências da Assembleia Legislativa. Conforme a coordenadora do projeto, Léa Cardoso Medeiros, no encerramento os estagiários vão participar de uma oficina para a elaboração de projetos de lei. As iniciativas apresentadas pelos universitários serão encaminhadas para análise da Comissão de Legislação Participativa da Alesc.

Cronograma/programação

Dia 2/05
18h- Abertura
18h30 – Palestra – Advocacia e o Poder Legislativo

Dia 3/05
9h – Participação na Comissão de Constituição e Justiça
10h45 – Participação na Reunião da Comissão de Finanças de Tributação
14h- Visita guiada na Alesc com a equipe do cerimonial
14h30 – Aula – O Processo Legislativo na Alesc
16h15 – Participação na sessão ordinária
18h – Audiência com a Presidência da Alesc

Dia 4/05
9h – Palestra – Conhecendo as comissões permanentes da Alesc
10h15 – Visita guiada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina
11h – Palestra – Conhecendo a estrutura da Alesc
14h-  Oficina: Construindo proposições legislativas
16h45 – Visita aos gabinetes dos deputados

Dia 5/04
9h – Mesa redonda com deputados
11h30 – Encerramento

Comente com o Facebook