- PUBLICIDADE GOOGLE-

Samae firma parceria com o Instituto Água Conecta


O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau agora é um dos parceiros do Instituto Água Conecta, associação civil sem fins lucrativos, formado por mestres e doutores em áreas afins à Engenharia Ambiental e com forte relação com as universidades por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Continua após o anúncio

O objetivo é contemplar e auxiliar a autarquia na elaboração de planos e programas para aplicação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos; Educação ambiental; Plano de saneamento básico e gerenciamento de resíduos sólidos.

As primeiras reuniões com a equipe do instituto ocorreram com a intenção de conhecer melhor as propostas dos profissionais e avaliar se poderiam sugerir soluções na área do esgotamento sanitário. Humberto Brusadelli, assessor educacional do PES, conta que a necessidade de uma parceria que envolvesse outras instituições da sociedade civil surgiu quando foi iniciado o diagnóstico sobre o esgotamento sanitário na Nova Rússia, em 2019. O levantamento foi realizado por uma equipe pequena de técnicos da ETA III e a ajuda de moradores.

Continua após o anuncio

“Nosso intuito era reunir o máximo de informações sobre a destinação do esgoto e outros resíduos, como o lixo orgânico e reciclável. E como éramos em pequeno número e nem sempre encontrávamos as pessoas em casa para a pesquisa, o primeiro diagnóstico da Nova Rússia sobre esgotamento sanitário demorou alguns meses para ser concluído”, conta.

Os dados revelaram uma quantidade significativa de moradias que lançam diretamente seus dejetos no ribeirão Garcia sem tratamento adequado. “A água captada pela ETA III, na Nova Rússia, é proveniente desse corpo d’água e responsável por 30% do abastecimento da cidade. Por isso, nossa preocupação é assegurar as condições adequadas do esgotamento sanitário daquela comunidade e garantir a qualidade da água”, afirma Humberto Brusadelli.

Continua após o anúncio

Para o diretor-presidente do Samae, Michael Schneider, a parceria pode beneficiar muitas famílias em Blumenau. “Nossa missão é cuidar das pessoas, fornecendo água de qualidade e proporcionando saneamento básico. Esta parceria com a equipe multidisciplinar do Instituto Água Conecta em conjunto com a experiência dos nossos técnicos, pode construir soluções nas diversas áreas atendidas pelo Samae”, comenta.

Os associados do Instituto Água Conecta tem formação nas áreas de: Química, Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Recursos Hídricos, Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação. Para a Dra. Rúbia Girardi, presidente do Instituto, é a oportunidade de um intercâmbio de informações, experiências e conhecimento. “Queremos contribuir com a nossa experiência acadêmica na elaboração de diversos projetos para o Samae. Tenho certeza que juntos encontraremos soluções para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”.

postada em 29/04/2022 11:26 – 12 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais