- PUBLICIDADE GOOGLE-

ESTUDANTE COM TEA TEM SONHO REALIZADO


Roberto Xavier Lopes Tadeu é um menino de 12 anos que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e teve o sonho de conhecer um ônibus turístico de dois andares realizado.

Continua após o anúncio

A mãe dele, Edileuza Lopes, conta que o interesse do filho pelo veículo começou há mais de um ano.

Sua família, que mora em Canasvieiras, frequentemente se depara com os ônibus devido ao intenso fluxo de turistas na região. O que fez com que a curiosidade da criança aumentasse.

Continua após o anuncio

Com o aniversário de Xavier – como é chamado pela mãe – se aproximando, Edileuza já sabia qual seria o presente perfeito.

Entrou em contato com o dono de uma empresa de turismo que se sensibilizou com a situação e lhe ofereceu um desconto para alugar o ônibus.

Continua após o anúncio

Percebendo que o valor do transporte era alto para tão pouco uso, conversou com a unidade educativa que o filho frequenta, a Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, localizada em Canasvieiras, e propôs um projeto que coincidisse com os interesses de ambos.

O professor de geografia, Sandro Reinhold, junto com a PAEE – Professora auxiliar de educação especial, Simone Azevedo, sugeriram uma saída de estudos até a Ponte Hercílio Luz com a turma do garoto, tendo a finalidade de ampliar as percepções no sentido de mudanças ocorridas na paisagem com o passar dos anos.

A ideia foi aceita por todos e os preparativos começaram. O grupo de educadores formado para acompanhar as crianças foi composto por sete profissionais, Sandro e Simone, Sulisia Román, Nelki Brum, Alair Freire, Helena Lohmann e Lidiane Mello. Estes que certificaram que a atividade fosse inclusiva aos estudantes com autismo, Xavier e João Augusto Valdez.

“A saída de campo, foi uma experiência que trouxe resultados positivos aos estudantes com TEA, assim como os demais colegas. Estes que agora conseguem expressar com mais facilidade o aprendizado obtido” relatou o professor Sandro.

Depois de muito esforço dos envolvidos, o dia foi um sucesso. Finalizado com uma confraternização na residência da família Lopes com todos os amigos de Xavier, que cantaram “parabéns para você”. Roberto Xavier nasceu no dia 29 de março de 2010.

Edileuza fala que o filho transbordou de felicidade. “Dava para ver em seus olhos e em cada gesto dele. Uma felicidade que não podia ser explicada, mas sentida”.

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais