Administração Municipal assina convênio e inicia “Clube de Robótica” nas escolas municipais na próxima semana


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou nesta quarta-feira (27), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filho do Mineiro, o convênio para o projeto “Clube de Robótica” em parceria com as instituições Satc, Abadeus e Sesi. O valor total do convênio foi de R$ 2.193.142,19. “Nossa administração busca transformar o futuro dessa geração. Nossos meninos e meninas poderão se descobrir através desse projeto e encontrar sua vocação”, frisou o prefeito Clésio Salvaro.

A prefeitura municipal está investindo na construção de salas makers com espaços adequados para que as aulas de robótica aconteçam de forma mais prática. O projeto idealizado em 2019, ganhará nova estrutura, alcançando um número maior de alunos. A instalação e idealização do projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

O projeto Clube de Robótica já possui equipamentos como impressoras 3D, televisores de 65 polegadas, computadores, data shows, projetores, caixa de som e kits arduinos, que até o final do ano serão readaptados nas 30 novas salas makers.

Para o secretário de Educação Miri Dagostim, a construção das novas salas para as aulas de robótica traz um grande diferencial para o curso, possibilitando uma aprendizagem mais prática aos alunos. “Lançamos o projeto de robótica em 2019, e de lá para cá, aprimoramos a grade curricular e a estrutura das salas para uma melhor qualidade de ensino. Iniciamos com 500 alunos em 2019. Em 2020, o projeto ficou parado devido a pandemia da Covid-19, retornando em 2021 com 1.500 alunos. Em 2022, o projeto teve um alcance ainda maior e estará atendendo 2.500 alunos. Nosso objetivo é aumentar os números nos próximos anos”, afirmou o secretário da pasta.

Dinâmica das aulas

Serão 30 encontros até dezembro de 2022. O projeto atenderá 2.500 alunos das 33 escolas da rede municipal, sendo 125 turmas do 5° ao 9° ano do ensino fundamental. Os encontros acontecerão nas escolas uma vez por semana no contraturno, com duração de 3h/aula, tendo na grade uma visita nas instituições contratadas uma vez ao mês.

Instituições parcerias

A iniciativa tem o apoio da Satc, Serviço Social da Industria (Sesi) e Associação Beneficente Abadeus. As instituições serão responsáveis por ceder os profissionais que lecionarão para os estudantes nas unidades municipais.

Prêmio Empreendedorismo na Escola

O clube de robótica faz parte do projeto que premiou o prefeito Clésio Salvaro na 11ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae no último dia 13. O município foi vencedor da categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Educando para o Futuro.

Comente com o Facebook