Sábado é Dia D de Vacinação contra Gripe e Sarampo


Neste sábado é Dia D de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Por isso os postos de saúde do município estarão abertos das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Basta levar a carteira de vacinação e cartão do posto de saúde. Mas não é para todos e sim para os grupos prioritários.

A campanha iniciou em abril e até o momento foram vacinados 28% do grupo formado por trabalhadores da saúde e idosos, para Influenza, e 40% do grupo de trabalhadores de saúde, para o Sarampo.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Plano Nacional de Imunização em Chapecó, Beatris Zanfir Damarem, esses públicos continuam vacinando em maio, além dos novos que serão integrados. No sarampo o público alvo são 21.744 pessoas em Chapecó. Na Influenza são 77.988 pessoas. A campanha vai até o dia 3 de junho.

No sábado, os grupos que poderão vacinar para Influenza são os seguintes:

1. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

2. Trabalhadores da Saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Profissionais da saúde; Trabalhadores de apoio. Estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

3. Gestantes, Puérperas (período até 45 dias após o parto);

4. Professores do ensino básico e superior público e privado;

5. Idosos com 60 anos ou mais de idade;

6. Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais; Profissionais das Forças Armadas, membros ativos (Marinha, Exército e Aeronáutica).

8. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

9. Pessoas com deficiência permanente: (limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo, dificuldade de enxergar mesmo com uso de óculos, deficiência intelectual);

Na campanha do Sarampo podem vacinar:

1-Trabalhadores da Saúde (independentemente de idade e de já ter tomado duas doses na vida);

2- Crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias).

Comente com o Facebook