Balneário Camboriú apresenta duas receitas e palestra na Mostra de Culinária Tradicional da AMFRI


Em busca de representar a culinária tradicional da região, Balneário Camboriú participou nesta terça-feira (26), da 1ª Mostra de Culinária Tradicional da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O município levou duas receitas locais, o pirão de peixe e o beiju, e a Fundação Cultural ministrou uma palestra sobre o Roteiro Gastronômico Cultural, evento que teve a 1ª edição em 2021.

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. O evento também teve a presença de conhecedores da culinária tradicional, gestores municipais de cultura, educação, desenvolvimento econômico e turismo, além das Associações Comerciais e Empresariais da região.

Roteiro Gastronômico Cultural

Com a 2ª edição prevista para setembro deste ano, o Roteiro Gastronômico Cultural de Balneário Camboriú, busca valorizar a identidade cultural da cidade expressa nas receitas, ingredientes e conhecimentos alimentares. O evento, através de um chamamento público, seleciona bares e restaurantes para apresentaram ao público um cardápio cultural e afetivo, ou seja, baseado em memórias que desperta lembranças boas.

Em 2021, o roteiro contou com critérios como o uso de um ingrediente principal consumido localmente (tainha, anchova, pescada amarelo, broas, beiju e outros), relacionado a técnicas de preparo tradicionais trazendo a história da cidade. O restaurante ainda pôde associar um padrinho ou madrinha da receita, como um pescador, autor da receita ou alguém da comunidade.

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Maria Eduarda MacedoFoto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br          www.instagram.com/prefeituradebc   

FOTOS

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu pouco nublado
25.9 ° C
26.1 °
25.1 °
87 %
6.2kmh
20 %
dom
27 °
seg
27 °
ter
23 °
qua
29 °
qui
32 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-