A partir desta segunda-feira (25), o trânsito da rua Reinaldo Schmithausen será modificado para as obras de macrodrenagem do bairro Cordeiros, a maior da história de Itajaí. Serão feitas escavações ao longo da via para implantação de novas galerias, nas proximidades da empresa Davi Gregório, e a passagem de veículos será desviada em meia pista, no sentido Centro-BR-101, nos próximos dias.
Agentes da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) vão orientar os motoristas que utilizam a via sobre os desvios necessários. Os trabalhos de macrodrenagem ocorrerão das 8h30 às 16h30. Após esse horário, o trânsito será liberado novamente para minimizar congestionamentos. A previsão é que a mudança siga até o final da semana.
Sobre a macrodrenagem de Cordeiros
Com o objetivo de prevenir alagamentos e cheias, a obra de macrodrenagem da Bacia de Cordeiros atenderá oito ruas (Odílio Garcia, Jovito Anacleto, José Luciano Pereira, Henrique Borba dos Santos, Santo Agostinho, Adolfo José de Assis, São Cristóvão e Fernando Vieira) nas áreas mais críticas de inundação no bairro. Os serviços também garantirão 32 mil metros quadrados de pavimentação em asfalto nos trechos das vias que receberão o benefício.
Serão implantados 232 metros de galerias de 3×1,5 metros, 370 metros de galerias de 2×1,5 metros, além de 599 metros com galerias de 2,5×1 metro e 424 metros de galeria de 2×1 metro. Já a tubulação terá 3,3 quilômetros de tubos entre 30 centímetros e 1,2 metro de diâmetro.
A previsão é que toda a estrutura de quase cinco quilômetros de tubos e galerias e pavimentação em asfalto seja concluída em dois anos. A obra licitada em R$ 18,8 milhões supera os investimentos feitos na Bacia do Rio Bonito (R$ 15,6 milhões e cinco quilômetros de tubos e galerias).