A Secretaria de Educação de Itajaí, em parceria com os Lions Clube Itajaí Praia e Centro e o Instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável (IEDS), lançou na tarde desta terça-feira (19) a campanha Rugido Sustentável, que tem como objetivo fazer o gerenciamento dos resíduos sólidos nas unidades escolares do Município e incentivar os cuidados com o meio ambiente. O lançamento ocorreu na Escola Básica Aníbal César, a primeira a receber contentores para arrecadação de óleo de cozinha usado, lixo eletrônico, revistas, livros, cadernos e folhas de papel irrecuperáveis.
“O projeto começou no ano passado com o levantamento técnico das unidades de ensino que ainda não realizavam a coleta seletiva e o destino correto dos resíduos gerados. A segunda etapa é justamente essa que iniciamos nesta terça, quando todas as unidades receberão os contentores para armazenamento dos resíduos recicláveis. Acreditamos que essa parceria será muito interessante, pois as crianças são o nosso futuro e elas, bem orientadas, poderão repassar as informações adquiridas adiante”, destaca a supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira.
Todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a campanha, inclusive a Biblioteca Pública Municipal e Escolar, a sede da Banda Filarmônica e o Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI). O intuito é envolver a comunidade escolar para a correta separação dos resíduos recicláveis e ainda reverter os valores da venda dos recicláveis em benefícios das escolas e creches do Município.
“Acreditamos que com esse projeto podemos envolver toda nossa comunidade escolar para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte irregular desses materiais”, comenta o diretor adjunto da Escola Básica Aníbal César, Wladmir José Roslindo.
Como funciona a campanha
Na prática, o projeto Rugido Sustentável vai funcionar da seguinte forma: os alunos e a comunidade escolar deverão depositar os resíduos nos três contentores que serão disponibilizados em suas respectivas escolas. Um dos pontos será destinado para a coleta de óleo de cozinha, outro para livros, cadernos e papéis irrecuperáveis, e um terceiro para coleta de lixo eletrônico.
Assim que os contentores estiverem próximos de sua capacidade máxima, a direção da escola deverá entrar em contato com o Instituto IEDS, que será o responsável pela coleta e a destinação correta dos materiais, em um prazo de até 48h. O lixo arrecadado será revertido em reais e destinado para a Associação de Pais e Professores (APP) das unidades escolares e para os Lions Clube. A intenção é que os recursos sejam usados em benefício da comunidade escolar.
“No ano passado, o Lions Itajaí Praia firmou uma parceria com a Secretaria para a aquisição de óculos de grau para estudantes da Rede Municipal de Ensino. Por mês, devemos investir R$ 1.500 neste projeto e, agora, o Rugido Sustentável também vai colaborar com essa causa, podendo beneficiar ainda mais alunos”, reforça a presidente do Lions Clube Itajaí Praia, Blaíra Pedroso.