Com a celebração da Páscoa, no próximo dia 16 de abril, as instituições educativas da rede municipal de ensino abordaram a temática durante as aulas realizando atividades diferenciadas. O objetivo principal é refletir sobre o sentido desta importante data para a sociedade.
Na EPC Cyro Sosnosky, do bairro Efapi, as turmas participaram de uma caça aos ovos, que foram coloridos pelos alunos do 6º ao 9º ano para que as crianças pudessem procurar pela escola. O objetivo consistia no resgate das antigas tradições de Páscoa, pensando nos valores de companheirismo e fraternidade. Os alunos, puderam ainda, se reunir na toca do coelho, onde havia um lindo coelhinho. “Primeiro a gente estava estudando e a professora convidou a gente para ir procurar os ovinhos. A gente procurou e conseguiu achar, eu tive um bilhetinho bem legal, depois a diretora mostrou o coelhinho”, disse o aluno Yosef Joas Sousa dos Santos, do 4º ano, que completou: “A Páscoa é um dia de alegria e de confraternização… é a ressurreição de Jesus, ele ressuscitou. A Páscoa é um dia de paz, muita paz, comunhão com todo mundo”.
Já a EBM Alípio José da Rosa, do Faxinal dos Rosas, realizou, no turno matutino, a 16ª Corrida Rústica do Pernalonga. Após a corrida, os alunos que se destacaram receberam medalhas e menção honrosa. O objetivo foi desenvolver a organização, a competição saudável, bem como incentivar os hábitos saudáveis.
No turno vespertino, os professores, com o objetivo de resgatar a tradição de decorar e caçar os ovos, organizaram uma Caça aos Ovos. As crianças fizeram parte de todo o processo, desde a coleta das “casquinhas” junto às famílias, até a delicada pintura. A aluna do 1º ano, Laura Cristina Panissoni, contou: “Eu gostei muito dessa atividade porque eu consegui achar os ovinhos. Eu encontrei três e fiquei muito feliz!”. As atividades foram a culminância dos trabalhos desenvolvidos no componente curricular de Ensino Religioso em parceria com outros componentes e vivenciar o espírito da Páscoa.
A turma do 3º ano da EBM Alécio Alexandre Cella, vivenciou o projeto “Ressignificando a Páscoa: uma proposta de intervenção social a partir da sala de aula”, no qual as crianças refletiram sobre o verdadeiro sentido da vida voltada para a conscientização ambiental. Após a problematização, muitas atividades, conversas e reflexões, a turma foi presenteada com uma muda de árvore ou flor para ser plantada e cultivada pela família e também ovinhos de Páscoa que continham mensagens para as famílias e sementes que assim como o ovo, simboliza a vida. “A semente significa vida e a muda da árvore também. A Páscoa significa a vida de Jesus e o mais importante nela é celebrar a ressurreição dele!”, explicou o menino Michel Moura, de 8 anos.