- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau é selecionada como segunda Cidade mais Empreendedora de Santa Catarina


O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, recebeu nesta terça-feira, 13, a premiação de segunda melhor Cidade Empreendedora de Santa Catarina. O reconhecimento faz parte do Prêmio Prefeito Empreendedor, organizado pelo Sebrae e que reconhece as melhores práticas públicas de apoio aos pequenos negócios catarinenses. Além do troféu Cidade Empreendedora, Blumenau também concorreu e foi destaque com a iniciativa da Praça do Empreendedor. A solenidade aconteceu em Florianópolis e contou com mais de 75 prefeitos catarinenses.

Continua após o anúncio

“É uma noite feliz para Blumenau! O reconhecimento de todo o esforço e empenho que temos feito ao longo desses dois anos difíceis de pandemia. Cuidar das pessoas sempre será nossa maior missão na gestão pública, sem esquecer que a economia e o empreendedorismo são partes fundamentais nesse processo de construção da Blumenau que todos buscamos”, destacou Hildebrandt. 

Na categoria Cidade Empreendedora, Blumenau inscreveu o Plano de Retomada Econômica como case de sucesso do município. Projeto com alcance amplo em diferentes segmentos econômicos da cidade, o Plano de Retomada Econômica chegou a beneficiar 110 empresas enquadradas como Micro e Pequena Empresa – MPE e 203 enquadradas como Microempreendedor Individual – MEI. 

Continua após o anuncio

O plano foi desenvolvido no decorrer de seis meses, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Blumenau, organizações da iniciativa privada e entidades de classe, como Acib; Ampe; CDL; Femei SC; Sebrae; Blusoft; Instituto Gene; ABRH; Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitor Bureau; Associação Vale da Cerveja e Furb.

Entre as ações promovidas, esteve o Programa Juro Zero, que concedeu crédito subsidiado pelo município a mais de 300 micro e pequenos negócios; o Decreto de Flexibilização de MEIS, que possibilitou a regulamentação de diversas atividades até então informais; além de iniciativas para o fomento da cultura, com recursos captados por meio da lei Aldir Blanc e projetos viabilizados com os prêmios Leide Regina Diniz e Herbert Holetz; do turismo, com a campanha Blumenau Segura; bem como melhorias nos processos internos do município, com a digitalização de serviços por meio do projeto Governo Sem Papel.

Continua após o anúncio

No período em que ocorreu, 67% dos empregos perdidos durante a pandemia foram recuperados e o número de MEIs abertos em 2020 se equiparou ao de 2019. O movimento na economia também foi percebido pelos números de arrecadação de ISS, que entre agosto e novembro de 2020, já superava em 15% o mesmo período de 2019.

Além disso, por meio de parceria com o Instituto Gene, foram incubadas 06 empresas para aceleração dos negócios.  Por meio dos Editais Culturais, foram atendidos um total 254 artistas ou grupos de artistas, divididos da seguinte maneira: 157 beneficiários por meio da Lei de Fomento à Cultura Aldir Blanc; 39 por meio do Prêmio Leide Regina de Liz; e 58 por meio do Prêmio Herbert Holetz.

Praça do Empreendedor
Iniciativa que também rendeu destaque a Blumenau na premiação do Sebrae, a Praça do Empreendedor é modelo em Santa Catarina. Garantindo a abertura de empresas que não precisam de licenciamento em um prazo entre 10 e 15 minutos, um dos tempos mais baixos do país, a Praça do Empreendedor facilita processos e garantindo mais agilidade no atendimento. Em funcionamento há cerca de sete anos, a Praça foi uma ação inovadora no estado, contemplando empreendedores blumenauenses com a concentração dos serviços em apenas um local. Um espaço adequado que une serviços municipais e estaduais, prestando atendimento de qualidade ao cidadão. 

Prêmio Prefeito Empreendedor
O Prêmio reconhece as boas práticas públicas de apoio aos pequenos negócios, que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município, a fim de estimular o empreendedorismo nas pequenas e grandes cidades de Santa Catarina. A premiação acontece em oito categorias, entre elas Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais;  Empreendedorismo na Escola; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Cooperação e Governança Regional; Cidade Empreendedora.

postada em 14/04/2022 07:58 – 10 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais