20.5 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoBlumenauSecretário de Estado da Saúde participa de reunião em Blumenau para conhecer...

Secretário de Estado da Saúde participa de reunião em Blumenau para conhecer ações de combate à Dengue


Na manhã desta quarta-feira, dia 13, o prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina Soar e o secretário de Promoção da Saúde Marcelo Lanzarin receberam o Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes para apresentar e discutir as ações de combate à Dengue que estão sendo adotadas no município e traçar o panorama de uma possível epidemia já nas próximas semanas.

Também esteve no encontro o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário; o Superintendente de Gestão Estratégica, Aldo Baptista Neto; a supervisora de combate a dengue, Eleandra Casani; e integrantes do Serviço de Vigilância Epidemiológica do município.

Na oportunidade, o prefeito Mário Hildebrandt apresentou as recentes medidas adotadas pelo município no combate ao Aedes Aegypti na cidade. Citou o Decreto de Situação de Emergência que possibilita a contratação de 50 novos agentes de endemias, o direcionamento de casos leves para o Hospital Misericórdia da Vila Itoupava, reativação da Sala de Situação que reúne diversas secretarias e as forças de segurança do município. Destacou ainda o redirecionamento de servidores do serviço de epidemiologia para ações de processamento e atualização de sistema, além das ações de fiscalização, orientação e limpeza nos bairros.

O secretário de Estado da Saúde destaca a necessidade do trabalho conjunto entre o poder público e a população. “A Secretaria de Estado da Saúde tem articulado com os municípios, ações para combater o mosquito da Dengue. Mas é importante que a população faça seu papel, eliminando todo e qualquer recipiente que seja um possível foco do Aedes Aegypti. Somente com essa atuação em todas as frentes é que conseguiremos ter uma situação sob controle”, afirma.

O superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário explicou que os cenários para as próximas semanas preocupam. “Blumenau possui um alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti. Aliado a isso, com a quantidade de pacientes já infestados dá sustentação para uma possível epidemia”, salienta. Macário explica que é importante a população buscar atendimento médico e não fazer a automedicação, já que a utilização de um medicamento contra indicado pode agravar o quadro clínico do paciente.

Mutirão contra à Dengue
Nesta quarta-feira, dia 13, cerca de 20 equipes estão fazendo um mutirão de combate à Dengue no bairro Escola Agrícola. Os trabalhos iniciaram às 8h e seguem até 13h para recolher materiais e entulhos das residências. Os moradores destas duas localidades colocaram os materiais para descarte em frente de seus imóveis para recolhimento. Mais de 40 toneladas de entulho foram recolhidos em cerca de cinco horas de trabalho.

A ação que estava marcada para quinta-feira, dia 14, na Vila Bromberg e Vila Feliz foi transferida. A coordenação da Sala de Situação definiu manter a operação em dias alternados para permitir o ajuste de pendências que ficarão dos trabalhos realizados. Neste intervalo, as ações seguem sendo feitas pelos agentes de endemias. Desta forma, o próximo mutirão ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 18, das 8h às 16h, novamente no bairro Escola Agrícola – na região da Vila Bromberg e Vila Feliz.

Na próxima semana, a Prefeitura de Blumenau deve anunciar outros bairros e regiões que contarão com o mutirão de limpeza. A intenção é que os moradores desses outros locais também coloquem os materiais para descarte em frente dos imóveis para serem recolhidos.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 13/04/2022 16:45 – 19 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!