- PUBLICIDADE GOOGLE-

Moção de aplauso destaca professora de Gaspar premiada pela Unesco


A professora e pedagoga, hoje diretora-geral da Biblioteca Pública Don Daniel Hostin, de Gaspar, Lucia Kistner, foi homenageada com uma moção de aplauso pela Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (13), pelo empenho que levou a biblioteca a ganhar, por meio de três projetos de leituras, o reconhecimento internacional pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O autor da homenagem foi o deputado Ismael dos Santos (PSD).

Continua após o anúncio

Por volta dos anos 2000, a professora Lucia Kistner, que atuava na Escola de Educação Básica Vitório Anacleto Cardoso, foi convidada a fazer parte da equipe gestora da Biblioteca Pública e, em seguida, iniciou os primeiros movimentos para implantar o projeto de Distribuição de Leitura na Praça. Em parceria com algumas profissionais da educação de Gaspar, em frente à prefeitura, elas chamavam as pessoas, indicando livros e incentivando a leitura na praça. 

Depois, ela convidou um grupo de professoras do município: Regina, Rosele, Cristiane, Rosali, Viviane, Sonia, Darlene, Eliana, Juliana, Eliane, Marize, Marlene, Rosilene, Maria Aparecida, Vera, Bella e, unidas, criaram o Grupo Amigas da Leitura. Grupo este que segue por 19 anos atuando de forma voluntária, estudando sobre literatura e a formação do leitor, encontrando-se nas segundas-feiras, a cada quinze dias, no espaço da Biblioteca Pública.

Continua após o anuncio

Com o passar dos anos e com as parcerias estabelecidas, o Movimento de Distribuição de Leitura passou de apenas um tapete, caixa de livros, para um evento maior. Hoje dispõe de tendas pintadas e confeccionados pelas voluntárias do grupo, espetáculos de contação de histórias, atendendo diversos alunos de todas as escolas do município e região. Com 18 edições do Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e Feira do Livro, além de eventos anuais como Café Conto e Poesia, Férias com Histórias, Festival Literário, viagens à feiras de livros e Bienal do Livro, o evento recebeu o reconhecimento da Unesco.

Prestigiaram a solenidade familiares e um grupo de professoras, o prefeito Kleber Wan Dall (MDB), o secretário municipal da Educação, Emerson Antunes, e a vereadora Zilma Monica Sansão Benevenutti (MDB). Todos enalteceram a importância das iniciativas da professora Lucia Kistner e a importância da homenagem prestada pelo deputado Ismael dos Santos e os demais parlamentares.

Continua após o anúncio

Ismael Santos afirmou que a professora Lucia Kistner representa algo inusitado por receber três prêmios da Unesco, considerada a maior instituição de cultura do mundo. ”A Lucia iniciou há mais de duas décadas um trabalho de leitura em Gaspar, de formação de novos leitores, e quando me deparei com sua biografia e prêmios da Unesco, decidi que não poderíamos de forma alguma deixar passar em branco. Essa Casa, que é palco de tantos eventos, debates, homenageia a literatura, escrever é um ato de responsabilidade social e quem ler, viaja, pode efetivamente mitigar suas emoções, tem condições melhores de reconhecer o mundo, por tudo isso a nossa homenagem a Lucia.”

Lucia Kistner enfatizou que o reconhecimento do Parlamento catarinense é a coroação de um trabalho de mais de 20 anos dedicados à educação, principalmente a disseminação da leitura e a formação de leitores. “É uma homenagem que me deixa muito honrada, mas é feito a muitas mãos, há muitas pessoas envolvidas, principalmente ao nosso grupo Amigas da Leitura. A Cátedra da Unesco reconheceu as novas atividades como relevantes na formação de leitores em Gaspar e isso enobrece a cidade e o estado.”

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais