- PUBLICIDADE GOOGLE-

Fundação Cultural divulga espetáculos selecionados para o 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha


A Fundação Cultural de Itajaí divulga, nesta quarta-feira (13), a lista dos 18 espetáculos selecionados para o 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que ocorrerá de 21 a 31 de julho em Itajaí. Pela primeira vez a curadoria do evento foi construída por um grupo de artistas da cidade, sob a consultoria de um profissional convidado, o baiano especialista na área, Felipe de Assis, ator, diretor, dramaturgo e organizador do FIAC Bahia, um dos mais importantes festivais de teatro do país.

Continua após o anúncio

A curadoria local também foi realizada por Felipe de Assis. Já a curadoria nacional envolveu artistas locais, de diferentes gerações, com trajetórias diversas, que participaram a partir de discussões de um grupo de trabalho que nasceu na Câmara Setorial de Teatro e Circo, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí. São eles: Denise da Luz, Jônata Gonçalves e Mauro Filho.

Segundo o trio de artistas de Itajaí, integrar a curadoria nacional proporcionou um espaço de formação para o pensamento da produção local, abriu a possibilidade de um diálogo mais direto entre a cidade na relação com os trabalhos propostos, uma vez que os artistas/curadores locais conhecem a realidade e o desenvolvimento teatral da cidade.

Continua após o anuncio

“Este momento é muito importante na história do teatro da nossa cidade, pela primeira vez temos artistas de Itajaí na curadoria”, opina Mauro Filho. Em consonância, Jônata Gonçalves fala sobre o trabalho de articular as propostas e atuar como mediador na construção da programação: “Foi um exercício extremamente único e rico, de muita atenção, cuidado e respeito. A programação, na minha opinião, ficou muito potente”.

Denise da Luz complementa que esta força e a participação deles na curadoria é fruto de um processo de maturidade do próprio evento: “Hoje vemos o festival como um organismo vivo e a curadoria nos motiva a olhar para o nosso próprio trabalho de uma forma diferente, tudo isso foi mobilizador”, destaca.

Continua após o anúncio

A curadoria desta edição do festival contemplou espetáculos de todas as regiões brasileiras, no sentido de ampliar o intercâmbio entre coletivos de diversas partes do país e estabelecer diálogos entre as “regionalidades” contidas nas diversas obras. Além disso, o corpo técnico atuou de forma a construir uma programação que gere a descentralização das atividades artísticas durante o evento, que leve em conta a representatividade étnica e de gênero, entre outras, e paute os limites de linguagem entre o que pode ser considerado teatro.

Os curadores também procuraram focar em temas da atualidade, que possam provocar diálogos diversos na relação com o público e contribuir para elaboração de pensamento crítico.

Confira a lista dos espetáculos selecionados:

Espetáculos Nacionais:

Biblioteca de Dança – Dimenti Produções Culturais (Salvador/BA)
Cabelos Arrepiados – Buia Teatro Company (Manaus/AM)
Corpos Turvos – Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas (Natal/RN)
Depois do Silêncio – Os Buriti (Brasília/DF)
Estudo Nº1: Morte e Vida – Grupo Magiluth (Recife/PE)
Habite-me – Cia 4 produções – Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo (Morro Reuter/RS)
O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer – Cia de Teatro Acidental (São Paulo/SP)
Tragédia – Grupo Quatro los cinco – Teatro do Comum (Belo Horizonte/MG)

Espetáculos Estaduais:

Homens Pink – La Vaca Companhia de Artes Cênicas (Florianópolis/SC)
Para Contar Estrelas – Grupo Cirandela (Criciúma/SC)

Espetáculos de Itajaí:

Amar é Crime – Jônata Gonçalves
Casa – Grupo Teatral Porto Cênico
Contestados – Cia Mútua
Cor de quê – MASS Produção
Papelê: Uma aventura de papel – Téspis Cia. De Teatro
Proibido Acesso – Karma Coletivo de Artes Cênicas
Rinha – Grupo Risco de Teatro
Vem ver nosso boi brincar: uma homenagem ao cantador Arnoldo Cueca – Cia Experimentus Teatrais

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais