- PUBLICIDADE GOOGLE-

Audiência pública federal sobre Porto de Itajaí terá continuidade nesta quarta-feira (13)


A audiência pública sobre desestatização do Porto de Itajaí, iniciada na última quinta-feira (07), será retomada nesta quarta-feira (13), em Brasília. Na reunião da semana passada, o Município de Itajaí reforçou a importância da manutenção da autoridade portuária pública municipal no Complexo Portuário de Itajaí. Um documento foi apresentado de forma oficial à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para a prorrogação por 35 anos do convênio de delegação ao município. A segunda etapa da audiência pública iniciará nesta quarta, às 9h, com transmissão pelo YouTube da ANTAQ para a conclusão das falas e contribuições dos inscritos na audiência passada.

Continua após o anúncio

Entre as duas etapas da audiência, uma comitiva de Brasília visitou o Complexo Portuário de Itajaí nesta segunda-feira (11). Nomes ligados aos ministérios da Infraestrutura e Economia, autoridades e parlamentares participaram de uma apresentação do Porto de Itajaí e visita técnica aos berços públicos, empresa arrendatária e terminal privado. O objetivo da Autoridade Portuária foi demonstrar a organização, planejamento e eficiência de Itajaí.

“O porto é fundamental para o nosso município e região. É nesse sentido que permanecemos com a nossa defesa, frisando a importância de manter uma autoridade portuária pública e municipal. Toda essa relação construída entre o porto e a cidade, resultou em um grande sucesso, espelhado em diversos segmentos. O nosso pequeno grande porto, com pouco mais de 1 quilometro, faz milagres em suas operações, tornando-se um complexo extraordinário”, evidenciou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Continua após o anuncio

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, enfatiza a excelência da gestão portuária pública e municipal ao longo deste período de municipalização, comprovada através de relatórios mensais de estatísticas e premiações relacionadas à governança: “O atual cenário de movimentações corresponde a um desenvolvimento conjunto, onde abrange reconhecimento nacional voltado a certificações, como a ISO 37.001 e 9.001. Esses certificados enfatizam a completa capacitação para mantermos uma gestão municipalizada, visto que a preocupação em consolidar transparência e eficiência está em completa evidencia”, esclarece Veiga.

Os índices apontam que o Porto de Itajaí é o 2º maior complexo portuário do Brasil em movimentação de cargas, responsável por 60,6% da economia do Estado e 5% da do país. Após a municipalização, o Complexo Portuário de Itajaí tornou-se o 3º maior polo logístico do Brasil, desenvolveu seis novos terminais de uso privado e foi responsável pela criação de mais de 30 depósitos de contêineres.

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais