- PUBLICIDADE GOOGLE-

Abordagem Social, Saúde e Guarda Municipal fazem acolhimento de pessoas em situação de rua


A Abordagem Social, juntamente com a Secretaria de Saúde e a Guarda Municipal, realizou na manhã desta terça-feira (12), uma ação de acolhimento de pessoas em situação de rua. A operação foi realizada nos bairros das Nações, Estados e no centro de Balneário Camboriú. Todas as situações já estavam mapeadas pela equipe, ou identificadas a partir de denúncias pelo telefone 156.

Continua após o anúncio

As pessoas abordadas (89) foram encaminhadas para o Centro de Convivência na Rua Itália, onde passaram por acolhimento médico, psicológico, fizeram uma refeição e tiveram uma palestra sobre os malefícios da dependência química, com o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira. Dessas, 27 foram internadas em clínica de reabilitação e 30 retornaram para suas casas. “Precisamos olhar para essas pessoas, dando o acolhimento e as opções de elas retomarem uma vida com dignidade, oferecendo a internação e a chance de se reaproximar de suas famílias. Balneário fortalecerá isso, por esse motivo, reforçamos a necessidade de não dar esmola, para não manter essas pessoas na rua”, explica Castanheira.

O presidente do Conselho de Segurança do Bairro Centro de Florianópolis, Rodrigo Marques, acompanhou essa ação de perto. “Balneário Camboriú é referência em abordagem e acolhimento de pessoas em situação de Rua, para outras cidades de Santa Catarina. Existe uma estrutura que poucas cidades maiores tem, para este tipo de situação”, pontuou Rodrigo.

Continua após o anuncio

Balanço 2022

De janeiro a março deste ano, 100 pessoas já foram internadas em centros terapêuticos e 300 ganharam passagens rodoviárias para cidade de origem junto à família.

Continua após o anúncio

A Abordagem Social, programa da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, faz acolhimento de pessoas em vulnerabilidade em todos os bairros da cidade, 24 horas por dia, e atende no WhatsApp (47) 98839-7075 ou no telefone (47) 3267-7156. É possível solicitar abrigo na Casa de Passagem, que fica localizada na BR-101, km 130 – Bairro Várzea do Ranchinho, ou na sede da Secretaria na Rua Rua Itália, nº 1059.

Como funciona o acolhimento?

Primeiro, equipes da Abordagem Social circulam todos os bairros de Balneário Camboriú com vans e motos, procurando pessoas em situação de rua para fazer o acolhimento. Em seguida, caso consentido, fazem o encaminhamento para a Casa de Passagem, onde a pessoa acolhida receberá banho, roupa e alimento. Depois de se recuperar, ela é conduzida para a assistência social, que pode encaminhá-la para três vertentes: Sistema Municipal de Emprego (SIME), retorno para casa de origem com vínculo familiar ou internação em clínicas terapêuticas.

___________________

Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Dinho de Oliveira
Foto: Dinho de Oliveira(47) 3267-7022

   www.instagram.com/prefeituradebc    

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais