- PUBLICIDADE GOOGLE-

Educação de Itajaí é destaque no Senado Federal


A Educação de Itajaí é destaque nacional mais uma vez. Uma reportagem divulgada pelo Senado Federal, na última sexta-feira (08), trouxe uma série de reflexões sobre o ensino pós-pandemia. Entre os aspectos abordados na matéria estão o abalo socioemocional, a queda na frequência escolar, os investimentos na educação integral e na conectividade das escolas. E foi justamente nesse último tópico que Itajaí se destacou.

Continua após o anúncio

A matéria traz a notícia de um projeto de lei, recentemente aprovado pelo Senado, que instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação. A proposta (PL 3.520/2021) foi aprovada em caráter terminativo na Comissão de Educação (CE) e aguarda análise da Câmara dos Deputados.

Um dos pontos propostos pelo Plano é o aprimoramento da conectividade nas escolas. “Durante a pandemia, a necessidade de ensino remoto evidenciou dificuldades na maior parte das escolas brasileiras, em especial nas unidades públicas, onde foi possível somar o despreparo tecnológico à falta de conhecimento de como ensinar por meios virtuais. O caos foi ainda maior para quem não pode contar com aparelhos (computador, tablet ou celular) em casa e, muito menos, com acesso adequado à internet. Os professores, sejam do ensino fundamental, do médio ou superior, não sabiam o que fazer na frente de um micro. Em poucos meses tiveram de aprender a dar aula com tecnologia. Empobreceu muito o conteúdo da aprendizagem. Deveríamos ter uma capacidade operacional boa, com municípios e estados capazes de dar gestão à tecnologia nas escolas. Estamos muito desiguais”, destacou um dos trechos da reportagem, que pode ser visualizada, clicando aqui.

Continua após o anuncio

A reportagem destaca, ainda, que essa situação poderia ser diferente e é o que indica a realidade vivida pela rede municipal de ensino de Itajaí. A experiência de trabalhar desde 2017 com a plataforma Google for Education nas escolas municipais permitiu uma prática diferenciada para estudantes e professores das 116 unidades de ensino do município, que puderam contar com o Google Classroom — sala de aula virtual dotada de compartilhamento de materiais e atividades — durante o período da pandemia.

Com 45 laboratórios de informática próprios, o município — que atende cerca de 38 mil crianças até o 9º ano do ensino fundamental — proporciona ainda desenvolvimento de uma série de projetos que unem educação e tecnologia, por meio da interdisciplinaridade e da criatividade. Para a supervisora da Diretoria de Tecnologias Educacionais de Itajaí, Edizael Adriana da Rosa, com os alunos já adaptados ao aprendizado também pelo mundo virtual, as perdas foram minimizadas.

Continua após o anúncio

“Foi um trabalho que já estava com meio caminho andado. Se estivéssemos começando do zero, haveria uma perda maior para as crianças”, falou a supervisora à reportagem do Senado.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais