- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau comemora cinquentenário da institucionalização da cultura como estrutura pública


Na quinta-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) comemorou com seus servidores o cinquentenário da institucionalização da cultura como estrutura pública em Blumenau. Foi em 1972 que a Lei 1.835/72 oficializou o órgão municipal que possibilitou posteriormente o surgimento de diversas políticas públicas municipais voltadas para a cultura da nossa cidade, como o Conselho Municipal de Política Cultural, que hoje tem mais de 43 anos de atuação no município, a criação da Casa Dr. Blumenau e da Fundação Cultural de Blumenau, que tornou-se secretaria.

Continua após o anúncio

A passagem dos 50 anos é uma data especial para a cidade que relembra a série de atividades e ações feitas neste período pela então secretaria de cultura. Hoje, com a passagem de 13 dirigentes, a SMC conta com uma Biblioteca Pública, um Arquivo Histórico, museus, uma casa para memória da primeira escola do município, um Horto, Cemitério de Gatos, Banda Municipal, Galeria de Artes, Mausoléu familiar de Fritz Muller, Centro Cultural na Vila Itoupava e diversos projetos como o conhecido “Blumenau em Cadernos”. 

“Juntos, os espaços da SMC preservam os acervos da memória e história dos povoadores de Blumenau e região. Acervo que hoje só existe pelo trabalho realizado ao longo desses 50 anos por todos os servidores e secretários que por aqui passaram deixando sua marca e o seu DNA. Muitas ideias seguiram em frente a partir desse órgão específico para lidar com as questões culturais.  E nessa história tenho o privilégio de construir junto à SMC nos últimos seis anos, em uma secretaria com modelo e estrutura que hoje servem de inspiração para várias outras cidades” ressalta Rodrigo Ramos, secretário da SMC desde 2016.

Continua após o anuncio

Para celebrar a data, a secretaria também homenageou cerca de 30 servidores com mais 10 anos de serviço público.

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian

Continua após o anúncio

postada em 08/04/2022 13:44 – 15 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais