- PUBLICIDADE GOOGLE-

Oficinas culturais oferecem aulas gratuitas para 170 crianças e adolescentes na Região Norte de Blumenau


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Intendência Distrital de Vila Itoupava e da Secretaria da Família, segue promovendo oficinas culturais para crianças e adolescentes da cidade. Atualmente, cerca de 170 jovens, de vários bairros, com idade entre 6 e 16 anos participam de aulas de violão, violino, gaita de oito baixos e dança urbana. Em breve, um edital deverá disponibilizar também aulas de dança folclórica.

Continua após o anúncio

As aulas acontecem em turmas de no máximo oito alunos. Apesar das primeiras turmas desse ano já terem iniciado, os interessados ainda podem se inscrever nas aulas de violino e violão. Basta procurar o Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, localizado na Rua Pedro Zimmermann esquina com a Rua Alfred Feldmann e fazer a inscrição, apresentando RG dos responsáveis, RG do aluno e comprovante de residência. 

A professora Débora Amorim, que ministra aulas de violino no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, comenta a importância do contato das crianças com a música. ”As aulas de violino estimulam o desenvolvimento integral da criança, atuando em todas as áreas. Seja cognitiva, motora e/ou social”, afirma. Ela explica que “as aulas de violino melhoram a capacidade de memória, de atenção e principalmente concentração. Além disso, desenvolvem a criatividade, estimulando a capacidade de expressão e imaginação. Ajudam também a estabelecer disciplina e estimulam a inteligência e a autoconfiança”, assinala a professora.

Continua após o anuncio

A aluna Liandra Paola Schwartz, 13 anos, faz aulas de gaita desde 2019. “Sempre gostei de música então resolvi fazer as aulas de gaita. Eu gosto quando o professor ensina novas músicas, é sempre um desafio aprender uma música nova”, afirma. A adolescente lembra que o gosto pelo instrumento musical surgiu no ambiente familiar. “O meu bisavô tocava bandoneon, isso também ajudou no meu incentivo”, ressalta.  

No dia 19 de abril, iniciam as matriculas para a nova turma das aulas de gaita de oito baixos. A ação estará disponível para crianças e jovens de 6 a 16 anos de todos os bairros da cidade. Mais informações podem ser obtidas com a professora Neusa Souza, pelo Whatsapp (47) 98401-3470, ou pelo telefone (47) 3381-6480.

Continua após o anúncio

Aulas de Violão
Cerca de 50 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos, estão aprendendo a tocar violão, gratuitamente. As aulas acontecem no Centro Turístico Cultural nas quartas-feiras, em dois turnos, matutino e vespertino. No período da manhã as aulas acontecem das 8h às 8h45; das 9h às 9h45 e das 10h às 10h45. No período da tarde as aulas ocorrem das 13h30 às 14h15; das 14h15 às 15h e das 15h às 15h45.

Aulas de Gaita
As aulas ofertadas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava fazem parte do Projeto Fábrica de Gaiteiros, desenvolvido por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti. Cerca de 50 alunos com idade entre 6 e 16 anos participam de encontros semanais de uma hora, segundas e terças-feiras, durante um ano. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. O edital com vagas para a terceira turma foi assinado no mês passando durante a formatura da segunda turma.

Aulas de Violino
No Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava cerca de 40 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos, estão aprendendo a tocar violino, gratuitamente. As aulas acontecem nas quintas e sextas-feiras, em dois turnos, matutino e vespertino. No período da manhã as aulas acontecem das 8h30 às 9h30 e das 10h às 11h. No período da tarde as aulas ocorrem das 13h15 às 14h15 e das 14h30 às 15h. Durante os encontros, os alunos trabalham o desenvolvimento no universo da música, que inicia nas percepções musicais, expansão e criação de repertório, trabalhando a escuta ativa, a disciplina, concentração e técnicas do instrumento.

Dança Urbana
Atualmente, cerca de 30 alunos com idade entre 6 e 16 anos participam de aulas de dança urbana na região da Vila Itoupava. Os encontros acontecem em três horários nas segundas e quartas-feiras, com início às 10h, 13h15 e às 14h30, na Escola Cívico-Militar (ECIM) Coronel Pedro Christiano Feddersen. As aulas com duração de uma hora trabalham questões como de equilíbrio, coordenação, lateralidade, agilidade, alongamento corporal, dinâmica e as coreografias em si.

Dança Folclórica
Em breve, a Intendência Distrital de Vila Itoupava e a Secretaria da Família farão a divulgação de um edital que vai disponibilizar vagas para aulas de dança folclórica. O objetivo é promover e manter vivas as tradições dos imigrantes alemães. As aulas serão ofertadas nas quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os encontros acontecerão no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, localizado na Rua Pedro Zimmermann esquina com a Rua Alfred Feldmann.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 07/04/2022 08:00 – 12 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais