Oficinas culturais oferecem aulas gratuitas para 170 crianças e adolescentes na Região Norte de Blumenau


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Intendência Distrital de Vila Itoupava e da Secretaria da Família, segue promovendo oficinas culturais para crianças e adolescentes da cidade. Atualmente, cerca de 170 jovens, de vários bairros, com idade entre 6 e 16 anos participam de aulas de violão, violino, gaita de oito baixos e dança urbana. Em breve, um edital deverá disponibilizar também aulas de dança folclórica.

As aulas acontecem em turmas de no máximo oito alunos. Apesar das primeiras turmas desse ano já terem iniciado, os interessados ainda podem se inscrever nas aulas de violino e violão. Basta procurar o Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, localizado na Rua Pedro Zimmermann esquina com a Rua Alfred Feldmann e fazer a inscrição, apresentando RG dos responsáveis, RG do aluno e comprovante de residência. 

A professora Débora Amorim, que ministra aulas de violino no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, comenta a importância do contato das crianças com a música. ”As aulas de violino estimulam o desenvolvimento integral da criança, atuando em todas as áreas. Seja cognitiva, motora e/ou social”, afirma. Ela explica que “as aulas de violino melhoram a capacidade de memória, de atenção e principalmente concentração. Além disso, desenvolvem a criatividade, estimulando a capacidade de expressão e imaginação. Ajudam também a estabelecer disciplina e estimulam a inteligência e a autoconfiança”, assinala a professora.

A aluna Liandra Paola Schwartz, 13 anos, faz aulas de gaita desde 2019. “Sempre gostei de música então resolvi fazer as aulas de gaita. Eu gosto quando o professor ensina novas músicas, é sempre um desafio aprender uma música nova”, afirma. A adolescente lembra que o gosto pelo instrumento musical surgiu no ambiente familiar. “O meu bisavô tocava bandoneon, isso também ajudou no meu incentivo”, ressalta.  

No dia 19 de abril, iniciam as matriculas para a nova turma das aulas de gaita de oito baixos. A ação estará disponível para crianças e jovens de 6 a 16 anos de todos os bairros da cidade. Mais informações podem ser obtidas com a professora Neusa Souza, pelo Whatsapp (47) 98401-3470, ou pelo telefone (47) 3381-6480.

Aulas de Violão
Cerca de 50 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos, estão aprendendo a tocar violão, gratuitamente. As aulas acontecem no Centro Turístico Cultural nas quartas-feiras, em dois turnos, matutino e vespertino. No período da manhã as aulas acontecem das 8h às 8h45; das 9h às 9h45 e das 10h às 10h45. No período da tarde as aulas ocorrem das 13h30 às 14h15; das 14h15 às 15h e das 15h às 15h45.

Aulas de Gaita
As aulas ofertadas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava fazem parte do Projeto Fábrica de Gaiteiros, desenvolvido por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti. Cerca de 50 alunos com idade entre 6 e 16 anos participam de encontros semanais de uma hora, segundas e terças-feiras, durante um ano. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. O edital com vagas para a terceira turma foi assinado no mês passando durante a formatura da segunda turma.

Aulas de Violino
No Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava cerca de 40 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos, estão aprendendo a tocar violino, gratuitamente. As aulas acontecem nas quintas e sextas-feiras, em dois turnos, matutino e vespertino. No período da manhã as aulas acontecem das 8h30 às 9h30 e das 10h às 11h. No período da tarde as aulas ocorrem das 13h15 às 14h15 e das 14h30 às 15h. Durante os encontros, os alunos trabalham o desenvolvimento no universo da música, que inicia nas percepções musicais, expansão e criação de repertório, trabalhando a escuta ativa, a disciplina, concentração e técnicas do instrumento.

Dança Urbana
Atualmente, cerca de 30 alunos com idade entre 6 e 16 anos participam de aulas de dança urbana na região da Vila Itoupava. Os encontros acontecem em três horários nas segundas e quartas-feiras, com início às 10h, 13h15 e às 14h30, na Escola Cívico-Militar (ECIM) Coronel Pedro Christiano Feddersen. As aulas com duração de uma hora trabalham questões como de equilíbrio, coordenação, lateralidade, agilidade, alongamento corporal, dinâmica e as coreografias em si.

Dança Folclórica
Em breve, a Intendência Distrital de Vila Itoupava e a Secretaria da Família farão a divulgação de um edital que vai disponibilizar vagas para aulas de dança folclórica. O objetivo é promover e manter vivas as tradições dos imigrantes alemães. As aulas serão ofertadas nas quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os encontros acontecerão no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, localizado na Rua Pedro Zimmermann esquina com a Rua Alfred Feldmann.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 07/04/2022 08:00 – 12 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook