Blumenau reativa Sala de Situação para combater o mosquito Aedes Aegypti


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com suporte da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) realizou na tarde desta quinta-feira, dia 7, a primeira reunião da Sala de Situação. O grupo será responsável pelo planejamento e gerenciamento de ações de combate à dengue com apoio das secretarias municipais e forças de segurança.

Durante o encontro ficou definido que servidores, representando todas as secretarias municipais, irão enviar até segunda-feira, dia 11, propostas de como poderão contribuir com as ações de combate à Dengue no município. A segunda reunião ficou marcada para terça-feira, dia 12, quando serão estabelecidas novas estratégias de atuação para então na quarta-feira, dia 13, a operação iniciar. 

Entre as medidas que serão implementadas a partir de agora pelo município de Blumenau, está a intensificação redobrada com a contratação de 50 novos agentes de endemias e utilização do Hospital Misericórdia para atender os casos mais graves. O município também vai promover um Dia D de combate ao Aedes Aegypti, que vai ocorrer no dia 23 de abril. Inicialmente os trabalhos serão concentrados principalmente em regiões com mais incidência da doença.

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) já está reunindo dados junto a Secretaria de Promoção da Saúde, para que nos próximos publique um decreto de emergência relacionado ao combate à dengue na cidade. Além dos servidores das secretariais municipais, também integram a Sala de Situação, representantes do 23º Batalhão de Infantaria, 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e integrantes do 10º Batalhão de Policia Militar.

Dengue em números
De janeiro até quarta-feira, dia 6, Blumenau registra 1.980 focos do mosquito Aedes Aegypti. São 1.321 notificações. Destes, 293 são casos confirmados, sendo nove casos importados e 281 autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 874 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame.

Internações Dengue
Na quarta-feira, dia 6, 16 moradores de Blumenau estavam internados em hospitais da cidade. Todos os pacientes estão em enfermaria e são considerados casos suspeitos de Dengue, aguardando resultado do exame laboratorial.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 07/04/2022 17:36 – 10 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook