MAB expõe obras renovadas com recursos do Edital Herbert Holetz


A 1ª Temporada de Exposições 2022 do Museu de Arte de Blumenau (MAB) trouxe para a Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz a mostra “Emoldurando Memórias, Perpetuando Histórias” que apresenta 35 obras do acervo beneficiadas com higienização mecânica e novos suportes e molduras. A recuperação foi possível graças ao projeto elaborado pela Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap), contemplado na terceira edição do Edital Herbert Holetz.

É possível conhecer um pouco da história da arte em Santa Catarina através das obras do acervo do MAB expostas na Internet, nas visitas presenciais até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, ou nas visitas mediadas para grupos que podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176.

O pesquisador e curador da exposição Arian Grasmuk comenta que muitas das obras estão relacionadas a imigrantes, ou ainda aos filhos deles, que vieram para a Colônia Blumenau no século XIX e início do século XX, para se estabelecer ou que por aqui passaram e fizeram registros artísticos. Com o passar do tempo, já não são apenas colonos revolvendo a terra que circulam na região. Artistas instalam seus cavaletes a beira de rios, em meio a descampados, na entrada das florestas para registrar cenas que mostram a beleza do lugar, a interferência humana na paisagem, ou ainda a urbanização em desenvolvimento.

Saiba mais

Acesse o acervo do MAB nos links:

Catálogo virtual: https://online.fliphtml5.com/evptk/xprf/#p=1

Tour virtual: https://www.youtube.com/watch?v=S8vka2VxkBU

Demais exposições que fazem parte da temporada:

O fio que tece a palavra, das artistas Hermínia Metzler e Marcia Mazzoni (Brasilia/DF), na sala Roy Kellermann

Fritz Müller: o sábio mais modesto, na Sala Elke Hering

Frieda Germer – Vida e Arte, na Galeria do Papel

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 05/04/2022 17:43 – 5 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook