Sessão especial na Assembleia homenageia Fritz Müller


Uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), segunda-feira, dia 4 de abril, lembrou o bicentenário de nascimento do cientista, naturalista, botânico, pesquisador e professor de matemática Fritz Müller. A homenagem é resultado de uma proposta encaminhada pelo deputado Vicente Caropreso (PSDB), que é de Blumenau, cidade adotada pelo imigrante alemão no período da colonização do Vale do Itajaí.

A solenidade foi organizada em conjunto pela prefeitura de Florianópolis, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Academia Catarinense de Letras, Instituto Carl Hoepcke, Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin, Grupo Fritz Müller – Comissão Municipal de Florianópolis e prefeitura de Blumenau. Além de dar amplo destaque aos fatos da vida do cientista colaborador da teoria da seleção natural desenvolvida por Charles Darwin, a sessão rendeu homenagens a 33 personalidades e instituições que atuam na preservação da memória e do trabalho do naturalista.

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos, representou Blumenau no evento. Em seu discurso, destacou o envolvimento de pessoas e entidades que se reuniram ao redor do mundo para celebrar o bicentenário do personagem. Em reconhecimento pela iniciativa, entregou em nome da cidade uma obra do artista Luiz Bernardes ao proponente da sessão, deputado Vicente Caropreso.

Entre os homenageados da noite estavam a professora Sueli Petry, diretora do Arquivo Histórico e Museológico de Blumenau, a vereadora Cristiane Loureiro, o jornalista Evandro de Assis, o Museu de Ecologia Fritz Müller, o professor Lauro Eduardo Bacca, a cônsul honorária da República Federal da Alemanha em Blumenau, Susanne Klems Adam, o cônsul honorário do Reino Unido em Santa Catarina, Michael Delaney, a professora e historiadora Ana Maria Ludwig Moraes e o Instituto Histórico de Blumenau.

O artista Reynaldo Pfau, responsável por interpretar o naturalista alemão nos eventos, também prestigiou a solenidade na Alesc. A programação dos 200 anos de Fritz Müller prossegue até março de 2023.

O homenageado

Johann Friedrich Theodor Müller nasceu na Alemanha em 31 de março, numa pequena aldeia (Windischholzhausen) da Turíngia, próximo à cidade de Erfurt. Filho mais velho de um pastor evangélico, desde cedo revelou interesse pela natureza. Imigrou em 1852 para o Brasil e residiu em Blumenau e Florianópolis. Foi o maior cientista brasileiro do século XIX e um dos mais importantes colaboradores de Charles Darwin.

O biólogo, médico e naturalista deixou uma imensa contribuição para a ciência, sendo citado 39 vezes no livro A Origem das Espécies de Darwin. Além das importantes pesquisas nas áreas da Biologia, Botânica e Zoologia, elaborou lindos poemas para a alfabetização das filhas.

Programação

Fritz Müller – 200 anos

Intervenção artística de Luiz Bernardes

Local: Piso térreo externo prefeitura de Blumenau (Praça Victor Konder, 2)

Horário de visita: todos os dias até 30 de agosto, das 8h às 20h

Até 21 de abril

Exposição – O Sábio mais modesto

Local: Museu de Arte de Blumenau – Sala Elke Hering (Rua XV de Novembro, 161)

Informações: 3381-6176

Até 6 de maio

Exposição Fritz Müller – 200 anos

Promoção: Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Local: Espaço Cultural – Corredor do Anexo I do Congresso Nacional em Brasília

Apoio cultural: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Horário de visitas: das 9h às 21h

Junho

Lançamento da 3ª edição do livro Para Darwin, com tradução de Luiz Roberto Fontes e Stephano Hagen, revista e ampliada

Realização de dois Simpósios comemorativos do bicentenário de nascimento de Fritz Müller: Fritz Müller em Desterro, em Florianópolis, e Caminhos de Fritz Müller, em Blumenau

Observação: a programação prossegue até março de 2023 e está sujeita a alterações

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 05/04/2022 15:21 – 6 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook