Ao longo desta semana os profissionais da Defesa Civil estão passando por um curso de capacitação. As aulas acontecem na própria Defesa Civil até sexta-feira (8), tendo o objetivo de desenvolver os participantes nos processos fundamentais na gestão de riscos e desastres, como por exemplo, planejamentos, organização, direção e controle.
Segundo o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Fred Gomes, foram convidados para participar 18 profissionais da Defesa Civil das regiões da AMREC. Estão participando os municípios de Orleans, Forquilhinha, Criciúma, Lauro Müller, Içara e Cocal do Sul.
“As aulas serão teóricas e práticas, relacionadas com os assuntos da Defesa Civil da região. Além disso, após a conclusão do curso será emitido para os profissionais e participantes um certificado internacional pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid)”, ressaltou.
Sobre o curso
O diretor ainda frisou que o curso foi um projeto que veio para a região Sul por meio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). “Porém, este projeto já foi um resultado da visita do cônsul-geral do Consulado dos Estados Unidos, trazendo um curso de certificação internacional na cidade de Criciúma“, completou.
Objetivos da capacitação
– Descrever os principais enfoques administrativos que permeiam este curso;
– Descrever reunião de trabalho e listar os principais elementos para a realização de uma eficaz reunião de trabalho;
– Conceituar desastre, desenvolvimento, ameaça, vulnerabilidade e risco e descrever a importância do estudo de risco;
– Definir Planejamento e desenvolver as Técnicas de Programação;
– Definir organização e listar as recomendações para uma boa organização;
– Descrever os componentes da direção;
– Descrever o relacionamento entre o Controle e o Planejamento e listar os métodos e seus principais instrumentos;
– Descrever as principais características de um administrador de riscos.