Serviço de atenção ao diabético completa 10 anos em Blumenau


Na próxima semana, o Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD) ligado a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) completa 10 anos de atuação em Blumenau. O local disponibiliza atendimento transdisciplinar especializado para pessoas com diabetes mellitus descompensado. Neste período, o serviço já beneficiou mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente e forneceu mais de 1 mil pares de calçados terapêuticos para pacientes.

Criado em 4 de abril de 2012, inicialmente a equipe do NAD atuava no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira. Porém, cinco anos depois, diante da crescente demanda, o serviço foi transferido para o atual espaço – anexo ao Ambulatório Geral Heinz Schrader (AG do Centro), localizado na Rua República Argentina, nº 2.077, no bairro Ponta Aguda. 

A equipe que atua no serviço é composta por assistente administrativo, coordenador do serviço, enfermeiro, médicos endocrinologistas adulto e infantil, além de nutricionista, psicólogo e técnico em enfermagem. O trabalho transdisciplinar visa diminuir significativamente o desenvolvimento de patologias e complicações decorrentes do diabetes.

Anualmente, os servidores participam de capacitações por meio de seminários e grupos de estudos que permitem acessar soluções alternativas que dão mais qualidade de vida aos pacientes que buscam suporte no NAD. Exames de fundoscopia, estesiometria, análise padronizada dos pés, entre outros são ofertados gratuitamente aos usuários para avaliar complicações relacionadas ao Diabetes.

Para receber o atendimento, o paciente deve ser encaminhado por sua unidade de saúde de referência – Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone é o 3381-7766.

Semana Municipal do Diabetes
Em 2017, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou a Lei Municipal nº 8.525, que instituiu no calendário de eventos do município a Semana Municipal de Conscientização do Diabetes em Blumenau. Anualmente, entre o dia 8 e 14 de novembro o Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD) promove diversas ações para capacitar profissionais da rede de saúde, estimular o cuidado, a prevenção e a disseminar informações para a população em relação ao diabetes.

Calçados terapêuticos
Ao longo desses dez anos foram disponibilizados aproximadamente 1 mil pares de calçados terapêuticos fornecidos de forma gratuita para pessoas com alguma alteração de sensibilidade, deformidade, amputação e lesão. A utilização do calçado tem como objetivo proteger o posicionamento do pé, distribuindo as pressões causadas pelo peso do corpo, evitando o aparecimento de lesões e amputações.

Mutirão de Diabetes
Desde 2018, a equipe do NAD, juntamente com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Lions Internacional, Renal Vida, e Associação Justiça e Trabalho promovem nos meses de novembro, a Ação pelo Diabetes. Em dias específicos, os profissionais promovem avaliação de fundo de olho de pacientes que já tenham o diagnóstico da doença. No local também é feita avaliação renal, além de orientações médicas. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, o atendimento não foi aberto ao público e atendeu pacientes mediante agendamento. A intenção é de que no fim de 2022 a ação volte a oferecer atendimento por livre demanda.

Unidade Docente Assistencial (UDA)
Por ser considerada uma Unidade Docente Assistencial (UDA) o Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD) recebe acadêmicos em período de formação e permite integração para ensino e pesquisa. O resultado das pesquisas cientificas é compartilhado com a Secretaria de Promoção da Saúde, o que permite maior conexão entre o espaço acadêmico e a realidade vivida pela população.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 01/04/2022 10:39 – 9 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook