- PUBLICIDADE GOOGLE-

Histórias de Fritz Müller encantam no ?Contos e Encontros?


O primeiro Contos e Encontro – Einen Kaffee Mit Freunden… de 2022, quarta-feira, dia 30 de março, possibilitou aos participantes uma noite agradável dedicada aos 200 anos do naturalista alemão Fritz Müller. A ação coordenada pela biblioteca municipal de Blumenau chegou a 25ª edição e volta no mês de maio com data a ser definida. A iniciativa é aberta ao público, mas as vagas são limitadas. Maiores informações podem ser obtidas pelos e-mails [email protected] e [email protected] ou pelo fone (47) 3381-6787.

Continua após o anúncio

O tema escolhido voltou a envolver os presentes: Contos e Encontros. Einen Kaffee mit Freunden…Fritz Müller… Zwischen der Natur und den Forschungen: Ein Mann und seine zahlreichen Geschichten – 200. Geburtstag – 31/3/1822-31/3/2022 (Fritz Müller… Entre a natureza e suas pesquisas: um homem e suas incontáveis histórias – 200 anos – 31/3/1822-31/3/2022). “Foi uma noite agradável regada por momentos especiais em homenagem aos 200 anos do naturalista”, resumiu a gerente da biblioteca Cristina Carvalho. “O tema do encontro não poderia ser diferente, afinal nossa biblioteca leva o nome desta importante personalidade mundial.”

Dentro da programação, houve um momento de retorno ao passado com a visita à exposição instalada no Museu de Artes de Blumenau (MAB) sobre Fritz Müller. “Todos ficaram encantados pela beleza e pelo resgate histórico do legado deixado”, comentou Cristina Carvalho. “A mediadora e parceira do projeto Hanelore Sandner Campregher conduziu as atividades com maestria. Como é comum nos encontros do projeto, os participantes desenvolveram uma tarefa sobre o tema.”

Continua após o anuncio

Com a utilização de uma folha da natureza, desenvolveram um pequeno estudo com dinâmica individual dentro da atividade Mein Herbarium. Cada um levou para casa sua criação. “O projeto se mantém firme como uma ação e espaço que oportuniza para a comunidade um momento especial, resgatando histórias e a prática do idioma, que é de domínio entre tantas pessoas de nossa comunidade. É uma forma de divulgação, utilizando também o acervo de obras editadas no idioma, as quais estão à disposição para empréstimo na Biblioteca Municipal. O momento foi ímpar. Os participantes puderam lembrar e conhecer um pouco mais a história e o legado de Fritz Müller, tudo isso diante de um saboroso café típico da oma, entre amigos.”

Momento poético

Continua após o anúncio

O encerramento teve a participação especial do artista Reynaldo Pfau, como Dr. Fritz Müller. Incorporando o personagem, ele declamou a poesia Leuchtkäfer no idioma alemão. “Na sequência, a contadora de histórias da biblioteca Verena Pellis Kirsten declamou em português a mesma poesia (Vagalume)”, informou Cristina Carvalho, ao enfatizar que o encontro busca a simplicidade do convívio, momento em que os participantes possam ter uma vivência lúdica e leve, utilizando a língua sem se preocupar com o fato de não a dominar completamente em sua forma acadêmica. “É uma possibilidade para que aproveitarem o momento para o aprimoramento de forma harmônica através de um diálogo entre amigos conhecedores da língua germânica.”

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 31/03/2022 18:43 – 1 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais