Atividades internas nas unidades escolares de BC marcam o Dia Mundial de Conscientização do Autismo


O Autismo, que é respeitado todos os dias do ano nas unidades de ensino da Rede Municipal de Balneário Camboriú, através da inclusão, é lembrado, de forma especial, nesta semana, pela comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de março. Palestras, live e rodas de conversas, buscam a conscientização ainda maior da data, entre estudantes e educadores da Rede.

As atividades internas nas unidades iniciam esta semana e seguem até a próxima, integrando-se à programação escolar. No dia 06 de abril, encerrando essas atividades, acontece uma live com o tema “Seletividade na alimentação do autista”, voltada para os profissionais dos Núcleos Infantis e ministrada pela equipe da Associação Amigos do Autista Itinerante – Ama Itinerante.

A Ama Itinerante é uma parceria com o Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que surgiu em fevereiro deste ano, em decorrência do aumento significativo de alunos com transtornos autistas. A ação leva para dentro das unidades escolares da Rede maior suporte para esse público, ampliando e dando ainda mais qualidade à inclusão. Hoje a Ama Itinerante atende cerca de 300 alunos da Rede Municipal. Esse atendimento é feito com todos os alunos público-alvo da Educação Especial, com transtorno do espectro autista, independente de já estarem sendo atendidos pela Ama ou não.

Os alunos com espectro autista, já laudados, são atendidos nas unidades por quatro profissionais da Ama. Essa equipe atua auxiliando o professor na organização, adaptação e estruturação das atividades pedagógicas diárias, dando suporte, de forma individualizada, às necessidades específicas de cada aluno. Até o momento participam do Projeto aproximadamente 180 alunos do Fundamental e 115 da Educação Infantil. “A inclusão, em todos os aspectos, é uma condição na Rede Municipal de Ensino. Trabalhamos isso todos os dias do ano”, declara a secretária de Educação, Marilene Cardoso.

____________________

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
(47) 3267-7022

       
   
www.instagram.com/prefeituradebc    
   
 

FOTOS

Comente com o Facebook