16.3 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoItajaíCom quase 20 mil atendimentos realizados, Vila da Saúde encerra as atividades

Com quase 20 mil atendimentos realizados, Vila da Saúde encerra as atividades


Após realizar quase 20 mil atendimentos, a Vila da Saúde encerrou suas atividades no Centro Integrado de Saúde (CIS) na manhã desta quinta-feira (31). A estrutura emergencial foi montada temporariamente pela Secretaria de Saúde para atender a população com sintomas de Covid-19 com agilidade e qualidade, tendo em vista o aumento da demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no início deste ano. O espaço funcionou de 11 janeiro até esta quinta.

A Vila da Saúde foi uma das estruturas protagonistas no atendimento de casos respiratórios neste ano e teve como objetivo desafogar o grande fluxo de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do CIS e do bairro Cordeiros, além de garantir agilidade na prestação da assistência à saúde. O local chegou a ter 20 consultórios médicos 24 horas exclusivos para atender a comunidade com sintomas de Covid-19.

Com mil metros quadrados, a Vila contou ainda com ambiente de triagem, sala de testagem, sala de medicações, farmácia, banheiros e sala de espera para 270 pessoas. Somente no complexo CIS, no período de funcionamento da estrutura, de janeiro a março, foram realizados quase 16 mil testes de Covid-19.

“A Vila da Saúde foi uma importante estrutura para atender a população em um momento crítico da pandemia, no início desse ano, no qual registramos inúmeros casos de Covid-19. Com a redução de casos, óbitos e internações, essa estrutura temporária foi desativada e a demanda será absorvida pelas unidades de saúde e UPAs da cidade”, comenta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

A partir desta quinta, a população com sintomas de Covid-19 que necessitar de atendimento médico deve procurar a unidade de saúde mais próxima, em caso de sintomas leves a moderados, ou uma das UPAs do município (CIS ou Cordeiros) em casos moderados a graves. Testes de Covid-19 continuam sendo realizados no complexo CIS, ao lado do Laboratório Municipal, sem agendamento e com requisição médica, 24 horas por dia. Já as unidades de saúde agendam os exames em laboratórios privados, conforme necessidade e indicação médica. 

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!