Educação municipal realiza encontro de intérpretes e segundos professores bilíngues


Na tarde desta quarta-feira foi realizado o primeiro “Encontro de Intérpretes e Segundos Professores Bilíngues” da rede municipal de Chapecó. Na oportunidade foram realizadas apresentações, dinâmicas, estudo da abordagem bilíngue na escolarização dos estudantes surdos, reflexão sobre atribuições dos profissionais e troca de experiências.

O encontro foi conduzido pela articuladora da Educação Especial, Dorilde Zardo, e pela professora da rede e mediadora bilíngue da Central de Intérpretes, Greicimara Alba.

A gerente da Educação Especial, Jucilei Aparecida Blanger Perin, na abertura do encontro, acolheu a todos e pontuou a importância do trabalho de cada profissional de LIBRAS para os estudantes e para nossa sociedade.

De acordo com o relato de alguns professores presentes, a formação de hoje é fundamental para os alinhamentos das ações dos profissionais, assim como para contextualizar as práticas docentes e as diretrizes da secretaria de educação com as políticas públicas.

Para a professora bilíngue Ana Paula Soares de Oliveira Wieczynski estar em constante formação faz parte da vida de um professor. “Foi uma formação voltada ao que atuamos diariamente sendo um momento de grande valia. Enquanto professores bilíngues e intérpretes, estamos nos conhecendo e compartilhando experiências com um objetivo em comum, o aprendizado e o desenvolvimento das nossas crianças surdas”, falou a professora.

Comente com o Facebook