- PUBLICIDADE GOOGLE-

Fritz Müller 200 anos: Dr. Vicente quer legado do pesquisador na sala de aula


No próximo dia 31 de março será celebrado o bicentenário do nascimento do professor, pesquisador, médico e naturalista Fritz Müller, personagem ímpar da colonização alemã de Santa Catarina e da ciência brasileira. Como forma de resgatar seu legado, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) solicitou que conteúdos sobre a vida e a obra sejam incluídos na grade curricular obrigatória da rede educacional catarinense. Também por requerimento do parlamentar a Assembleia Legislativa realizará no dia 4 de abril, às 19 horas, sessão especial para marcar a passagem dos 200 anos de nascimento de Fritz Müller.

Continua após o anúncio

“Mesmo exaltados pela comunidade científica no Brasil e no exterior, os feitos de Fritz Müller são desconhecidos por grande parte dos catarinenses. Queremos que a sua história e seu legado científico inspirem as atuais e futuras gerações a irem mais longe, a se desafiarem na grande jornada pelo conhecimento”, disse Dr. Vicente.

Alemão naturalizado brasileiro, Müller tem grande relevância para a ciência mundial. Suas pesquisas, realizadas na então cidade de Desterro, hoje Florianópolis, ajudaram a consolidar um dos principais estudos da humanidade: a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin.

Continua após o anuncio

Johann Friedrich Theodor Müller (1822–1897), que ficou mais conhecido como Fritz Müller, chegou ao Brasil em 1852, na primeira leva de alemães que veio ao Brasil construir uma nova vida na então Colônia Blumenau.  Em 1865, quando era professor em Desterro, passou a trocar cartas com Charles Darwin e tornou-se um valioso colaborador do cientista britânico. Müller deixou um gigantesco legado naturalístico, tanto da flora como da fauna da região Sul do Brasil.

“O conhecimento que ele produziu aqui em Santa Catarina sobre nossa flora e fauna ultrapassou fronteiras. Fritz Müller colocou o nosso país no mapa-múndi da ciência. Charles Darwin lhe deu a alcunha de “Príncipe dos Observadores” e imortalizou seus estudos ao citá-lo 19 vezes quando reeditou seu livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural”, explicou Dr. Vicente.

Continua após o anúncio

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais