- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Florianópolis entrega nova escola no Norte da Ilha


A comunidade de Ratones conta agora com duas escolas básica municipais. Além da Escola do Futuro Mâncio Costa, a Prefeitura entregou na última sexta-feira à comunidade do Norte da Ilha a Escola Básica Municipal Professora Zulma Freitas de Souza. Em nove salas de aula, a unidade educacional tem capacidade para 560 estudantes. Em breve, a Secretaria de Educação de Florianópolis iniciará o processo de matrícula. A EBM está localizada na Rua Intendente Antônio Damasco, 3.131. 

Esteve em Ratones visitando o estabelecimento de ensino o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira. “Abrir uma nova escola é sempre um momento de profunda satisfação para a administração municipal. Ainda mais na comunidade de Ratones que vem crescendo e necessitava de mais uma unidade educacional”, disse Maurício Pereira. 

Continua após o anúncio

Zulma Freitas de Souza nasceu em 27 de abril de 1933, no distrito de Santo Antônio de Lisboa. Iniciou sua carreira no magistério em 1951 e teve 35 anos da sua vida dedicada a seus estudantes e à comunidade de Ratones.

A primeira unidade educativa da região se chamava, em 1951, Grupo Escolar Hélio Peixoto. Mais tarde, foi denominada de Escola Mâncio Costa.  

Continua após o anuncio

A professora Zulma insistia para que as famílias mantivessem seus filhos na escola e os incentivassem a estudarem cada vez mais. 

Nos dias de chuva, ela não se intimidava. Ia a pé até a escola. E duvidando de toda probabilidade ela dizia: “pode ter alguma criança esperando por mim”.

Continua após o anúncio

Ela sabia que a escola não era apenas sobre português e matemática, mas também sobre valores, sobre respeito e sobre a vida. Um lugar de amparo para muitos que careciam de acolhimento. 

No intervalo das aulas, ensinava crochê pra quem se interessava e despertou o carinho por essa arte em muitas das moradoras.  

 Casou-se, em 1956, com administrador de chácara, Joaquim Francisco de Souza, morador de Ratones.  Mudou-se, então, definitivamente para aquela comunidade de onde nunca mais saiu.

O casal teve  6 filhos: Maria de Lourdes, João Carlos, José Roberto, Alda Léa, Ângela Maria e Paulo Sérgio. Foi avó de 10 netos e 1 bisneta. 

“Muitos a conheceram como professora, mas, para nós, ela será sempre o alicerce mais firme da nossa existência. Foi pelas mãos dela que nós, filhos e netos, fomos conduzidos ainda pequenos para os deslumbres da vida. Foi nela, também, que encontramos os aprendizados que nos fariam ser quem somos — e firmariam, também, o que acreditamos”, manifestou o filho João Carlos.

Para a filha de Zulma,  Alda Léa,  é uma honra para toda a família, que, hoje, o seu nome seja justamente homenageado como um espaço do saber. “Porque seus pés decididos e amorosos a levaram até Ratones para dar aula. Todos os dias. E porque seu nome — e também sua presença — nesse novo espaço deixarão um pouco do que ela sempre foi: exemplo de garra, determinação, perseverança e dedicação”. 

 A professora Zulma faleceu no dia 11 de março de 2009, aos 75 anos.

galeria de imagens


Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais