- PUBLICIDADE GOOGLE-

Projeto Fábrica de Gaiteiros forma 35 alunos e abre 50 novas vagas em Blumenau


Na manhã deste domingo, dia 27, uma cerimônia no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava (CTC) marcou a formatura da segunda turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros. O evento organizado pela Intendência Distrital de Vila Itoupava (IDIVI) que celebrou a formatura de 35 alunos também contou com uma apresentação dos alunos que fazem parte do projeto.

Continua após o anúncio

Participaram da solenidade, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; a vice-prefeita Maria Regina Soar; o Intendente Distrital Leandro Índio da Silva; secretários municipais e demais autoridades. Estiveram no evento, o prefeito de Pomerode Ércio Kriek e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Nunelli. O músico e idealizador do projeto cultural, Renato Borghetti também veio a Blumenau especialmente para participar da ação no distrito mais alemão da cidade.

Também foi assinado o edital com mais 50 vagas para a terceira turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros, em 2022. Na sequência, foi assinada a ordem de serviço para construção de um anexo ao Salão Kunze. Depois de pronta, a estrutura fará parte do Complexo Turístico e Cultural da Vila Itoupava. Para comemorar o primeiro aniversário do Parque Natural Municipal Claus Feldmann, foram plantadas 15 mudas de ipê roxo, árvore símbolo da cidade.

Continua após o anuncio

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância do investimento em ações culturais como Projeto Fábrica de Gaiteiros. “Dar a oportunidade das crianças e dos jovens estarem próximos da cultura e da tradição aprendendo a tocar novos instrumentos, levando todo o aprendizado para sua caminhada pessoal, para a família e para sua região. Aqui, na Vila Itoupava, temos recebido alunos de várias regiões da cidade que têm tido a oportunidade de fazer aulas com o professor Gustavo, que é bicampeão, e participar de um projeto que leva o nome de uma referência que é Renato Borghetti”, afirma.

O intendente Distrital Leandro Índio da Silva salienta o trabalho do Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava. “Com certeza essa foi uma manhã memorável, quando a gente celebra a formatura da segunda turma e abre outras 50 novas vagas. É um investimento muito concreto da Prefeitura de Blumenau, com a valorização da cultura e da tradição alemão vocacionado para a música”, pondera. Leandro lembra que o CTC tem se transformado em polo que oferece aulas gratuitas de violão, violino, gaita, acordeon, dança folclórica e que isso tudo tem como base o munícipe que paga seus impostos e permite que ações como esta sejam oferecidas pelo município.

Continua após o anúncio

O músico e idealizador do projeto, Renato Borghetti fala com emoção do trabalho e convida os jovens a participarem do terceiro ano do Projeto Fábrica de Gaiteiros. “Eu sou suspeito para falar, já que esse é meu projeto de vida. É muito bom ver a cultura da música sendo preservada. Estamos indo para o terceiro ano do projeto e convidamos as crianças da cidade de Blumenau, que participem das aulas, gratuitas, oferecidas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava”, enfatiza.

Aulas de gaita
O Projeto Fábrica de Gaiteiros oferta aulas gratuitas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava. A ação voltada para crianças de 6 a 16 anos, é desenvolvido por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti. Cerca de 50 alunos participam de encontros semanais de uma hora, segundas e terças-feiras, durante um ano. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. 

Os interessados em participar do projeto, desenvolvido no CTC, podem obter mais informações com a professora Neusa Souza, pelo Whatsapp (47) 98401-3470, ou pelo telefone (47) 3381-6480. As inscrições iniciam no dia 19 de abril. Basta apresentar documento pessoal do responsável e da criança, atestado de matricula e também um comprovante de residência. Os recursos para custeio da ação são provenientes do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi) vinculado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi).

Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava (CTC)
A unidade, vinculada atualmente à intendência da Vila Itoupava, tem como objetivo o estudo e o incentivo à proteção ao meio ambiente paisagístico, arquitetônico, historio, turístico e cultural da região. Além disso, busca a promoção e o fomento da cultura e do turismo como ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável da região. O CTC foi criado em 27 de junho de 2001 pela Lei Complementar Municipal 318.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 27/03/2022 16:20 – 1 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais