- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sandra Bugmann ensina técnicas da pintura Bauernmalerei


A professora Sandra Bugmann vai ensinar técnicas da pintura Bauernmalerei a pais e responsáveis pelas crianças atendidas na Associação de Educação Complementar Puro Amor (Rua Mina Budag, nº 210, Bairro Velha). A oficina prevê 20 vagas gratuitas e e ocorrerá no dia 6 de abril, das 14h às 17h, na sede da entidade.

Continua após o anúncio

A associação desenvolve atividades em contraturno escolar, com foco nas potencialidades de cada criança. A oficina faz parte do projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC).

Bauernmalerei é uma antiga técnica de de pintura folclórica que surgiu no meio rural dos Alpes europeus, na região onde hoje é a Alemanha. Nesse projeto, o objetivo é fazer o resgate dessa forma de pintura que remete aos colonizadores alemães que contribuíram para a criação das cidades e da cultura da região do Vale do Itajaí.

Continua após o anuncio

A tradução livre de Bauernmalerei é Pintura Camponesa. Relatos indicam que durante os longos e frios invernos, os camponeses refugiavam-se em suas casas e dedicavam-se a pintura para levar cor e alegria para o interior de seus lares, esperando a primavera.

O caráter folclórico e características de espontaneidade e gestualidade, tornam essa técnica acessível a pessoas sem experiência e conhecimentos prévios na área de pintura. Além disso, por tratar-se do resgate cultural de uma técnica relacionada com a origem germânica, particularidade relevante ao turismo regional, apresenta-se propícia como atividade geradora de renda no âmbito da Economia Criativa e desenvolvimento de uma linguagem original para produtos artesanais.

Continua após o anúncio

 A artista

Sandra Bugmann é graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), com Mestrado em Educação pela Furb e especialização em Direção de Criação, pelo Instituto Orbitato, de Pomerode, e Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em São Paulo (SP). Além de pintora, atua como professora da técnica Bauernmalerei há mais de 20 anos.

Saiba mais

Oficina de Pintura Bauernmalerei, com Sandra Bugmann

Local: Associação de Educação Complementar Puro Amor

Data: 9 de abril

Horário: das 14h às 17h

Vagas: 20, destinadas exclusivamente para mães, pais e responsáveis pelas crianças atendidas e colaboradoras da instituição

Acompanhe nas redes sociais

Youtube: www.youtube.com/sandrabugmanne

Instagram: @bugmannsandra

Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição:

Bauernmalerei: Demonstração de pintura:

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 24/03/2022 14:15 – 11 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais