- PUBLICIDADE GOOGLE-

Condecorações marcam os 200 anos de Fritz Müller


As celebrações dos 200 anos de nascimento de Johann Friedrich Theodor Müller contarão com homenagens e entrega da Comenda da Cultura Rose Gaertner para personalidades que contribuem com a história e a cultura de Blumenau. Neste ano, as condecorações serão entregues ao pesquisador Luiz Roberto Fontes e à musicista Melita Bona.

Continua após o anúncio

As distinções ocorrem durante a solenidade programada para o dia 31 de março, às 8h30, no Museu de Ecologia Fritz Müller. Na ocasião, a prefeitura também fará homenagens aos Amigos da Cultura, destacando personalidades e entidades que contribuíram com a programação do ano do bicentenário de Fritz Müller.

Como naturalista, o professor Fontes dedica-se à história da ciência, com ênfase no resgate da memória do naturalista e pioneiro do evolucionismo darwinista no Brasil, Fritz Müller. Interessado no tema desde 1998, a partir de 2005 iniciou atividades para divulgação do naturalista, organizando a edição brasileira do livro Für Darwin (agora em 2ª edição, a 3ª será lançada em julho deste ano), a 2ª e 3ª edições do livro O sábio e a floresta do jornalista Moacir Werneck de Castro, a exposição itinerante “Fritz Müller – Príncipe dos Observadores” e respectivo livro, além de quatro capítulos e 18 artigos científicos ou de divulgação sobre o naturalista alemão. É autor ou editor de nove livros, 22 capítulos e 132 artigos científicos e de divulgação da ciência e da cultura.

Continua após o anuncio

Melita Bona é tataraneta de Fritz Müller e de Karoline Töllner. No campo profissional, é Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e tem Licenciatura Plena em Educação Artística. Foi docente do Departamento de Artes da Furb (2003-2018); coordenadora do Curso de Música da Furb; exerceu as funções de vice-diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (2014-2018); coordenadora pedagógica do Programa Institucional Artes na Escola/PIAE (polo Furb) e do Subprojeto de Música do PIBID também da Furb (2010-2018).

Melita atuou como professora e coordenadora de música na rede particular de ensino em São Paulo (1986 a 1999) e professora de música na Escola do Teatro Carlos Gomes de Blumenau (1972 a 1979). É integrante dos grupos de pesquisa de arte na educação e musicologia. Com sua vasta experiência no campo da música formou dezenas de profissionais que hoje atuam nos mais variados segmentos das artes.

Continua após o anúncio

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 24/03/2022 15:09 – 4 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais